CULTURA
PB em coletiva no Rio
Mostra em cartaz na Galeria da Gávea, no Rio de Janeiro, traz o trabalho de três paraibanos e fica em cartaz até 20 de setembro.
Publicado em 13/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:55
Trabalhos de três paraibanos compõem a coletiva Algum Lugar, que se encontra na Galeria da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, até o dia 20 de setembro.
A mostra reúne seis artistas consagrados de diversos Estados do Brasil. Eles, por sua vez, indicam mais seis conterrâneos, combinando 12 fotografias do panorama regional da Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará e São Paulo.
O cineasta e fotógrafo paraibano Walter Carvalho indicou Gustavo Moura. “A galeria selecionou uma foto que está no meu livro Reino Encantado, onde aparecem dois carcarás na Bica”, descreve Moura. “Por não ter um tema específico, a temática ‘Algum Lugar’ dá muita liberdade”.
Fora da proposta da coletiva, a própria Galeria da Gávea fez um convite especial à paraibana Iris Helena, por “ser uma artista emergente que se destacou no projeto Novos Rumos Itaú Cultural”, segundo a assessoria do espaço.
O trabalho de Helena intitulado Notas de Esquecimento mostra fotografias de João Pessoa repartidas em centenas de post-its, os pequenos lembretes autocolantes.
“É um lugar de passagem que sempre está modificando”, explica a artista, atualmente radicada em Brasília. “Se a fotografia se eterniza o momento, o suporte com as notas é fugaz, dando uma tridimensionalidade e um caráter de instalação”.
Os outros componentes na mostra são os cariocas Arthur Omar e Ana Dantas, os paulistas Cássio Vasconcellos e Lucas Lenci, os paraenses Luiz Braga e Elza Lima, os mineiros Pedro David e Rodrigo Zeferino e os pernambucanos Rodrigo Braga e Gilvan Barreto.
FOTO DA PB REVISTA
Segundo Gustavo Moura, no próximo dia 22, na Casa de Artes Visuais (CAV), em João Pessoa, haverá o lançamento da publicação Fotografia da Paraíba Revista, projeto do paraibano contemplado pelo Prêmio Funarte Marc Ferrez.
A revista será um apanhado da fotografia documental na Paraíba, mostrando a sua chegada ao Estado e passando pelos seus principais representantes, desde 1950 até os dias atuais.
Comentários