CULTURA
PB no GPS da literatura
Pela segunda vez, grupo Sol das Letras, encabeçado pelo escritor paraibano Hélder Moura se reúnem na APL.
Publicado em 23/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 01/06/2023 às 16:37
Ano passado, na Feira do Livro de Frankfurt, o escritor Hélder Moura perguntou à delegação de autores brasileiros se alguém conhecia a literatura produzida atualmente na Paraíba. A resposta foi seca: "E ela por acaso existe?"
Provando que, sim, existe vida literária inteligente na Paraíba, o grupo Sol das Letras, encabeçado pelo escritor, reúne-se hoje, pela segunda vez, em João Pessoa. O Por do Sol Literário será na Academia Paraibana de Letras (APL), às 17h30. O encontro é gratuito e aberto ao público.
Segundo Hélder, o sarau é uma das atividades do grupo que foi fundado com o objetivo de tirar a Paraíba do ostracismo literário: "Nossa ideia é colocar a Paraíba no 'GPS' da literatura nacional", assinala o autor de O Incrível Testamento de Dom Agapito (2012). "Fora José Lins do Rêgo, Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna, o mercado não conhece a Paraíba e nos trata com distância."
A edição inaugural do Por do Sol Literário ocorreu em dezembro, pouco depois da criação do grupo, que já conquistou algumas vitórias: "Fechamos com a Miró (editora associada à Câmara Brasileira do Livro) a publicação de duas antologias, uma de poesia e outra de contos. Estamos negociando também com a Óbidos Criativa (fundação portuguesa que articulou a ida de Hélder a Portugal, no ano passado) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) um intercâmbio entre escritores portugueses e paraibanos", enumera o blogueiro do JORNAL DA PARAÍBA.
Outro projeto é a realização da Festa Literária do Extremo Oriental (Flor), evento que ocorreria em João Pessoa no segundo semestre, em data ainda não definida. Hélder esteve anteontem com Antônio Campos, curador da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que ofereceu parceria logística para a promoção do evento.
Participam do núcleo inicial do grupo Sol das Letras, além de Hélder, os escritores Rubens Nóbrega (colunista do JORNAL DA PARAÍBA), Marcos Alves, Juca Pontes, Políbio Alves, Ana Paula Cavalcanti, Flávio Lúcio, Rubens Nóbrega e Magda Almeida.
A partir deste mês, o Por do Sol Literário acontece quinzenalmente na APL. A edição desta quinta-feira será aberta por um bate-papo em torno de O Incrível Testamento de Dom Agapito, que está em fase de tradução para o inglês e cuja 2º edição em português será lançada em maio.
Haverá ainda uma mesa redonda sobre a obra, que será analisada pelo ex-deputado Gilvan Freire e debatida pelos jornalistas Jãmarri Nogueira e Ricardo Anísio. Cidoval Morais, da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb), fecha a rodada de mesas.
Comentários