CULTURA
Peça baseada em obra de Caio F. Abreu é encenada em JP
Companhia Luna Luneira apresenta Aqueles Dois, peça que tem sessões gratuitas neste fim de semana, sempre às 20h, pelo projeto Vértice.
Publicado em 19/11/2011 às 8:00
Caio Fernando Abreu (1948-1996) é o 'Pequeno Príncipe' das redes sociais. Citá-lo no Facebook é, hoje, a maneira mais fácil e rápida de ganhar um 'curti' de sua rede de amigos, ou uma 'cutucada' de alguma coquete que leu Morangos Mofados (1982) com o mesmo grau de compreensão de uma miss diante da fábula de Saint-Exupéry.
Quem for ao Teatro Ariano Suassuna, em João Pessoa, hoje e amanhã, que se prepare: um exército de tablets iluminará a plateia enquanto, no palco, os mineiros da Companhia Luna Luneira tentarão apresentar Aqueles Dois, peça que tem sessões gratuitas neste fim de semana, sempre às 20h, pelo projeto Vértice.
Marcelo Souza e Silva, ator da montagem, reflete sobre a retomada da obra de Caio F., empreendida por editoras, internautas e, agora, por dramaturgos: "Caio era um autor extremamente sensível, que lidava com questões pertinentes para a juventude atual que costuma se identificar com a sua solidão e com a maneira despudorada com que encara a sexualidade".
Segundo Marcelo, a adaptação de Aqueles Dois, dirigida pelos próprios atores, começou quando o elenco entrou em contato com o texto enquanto participava de duas oficinas: uma de contato e improvisação e outra de ação vocal, derivada do famoso método de Stanislavski (1863-1938).
Por falar em oficina, o projeto Vértice promove hoje dois workshops de dança na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope): um ministrado por Silvana Duarte, das 9h às 12h; e outro ministrado por Gyaneshree Karahe, das 15h às 18h.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetivadas na própria sede da Funjope.
Serviço
• AQUELES DOIS.No Teatro Ariano Suassuna (av. Monsenhor Walfredo Leal, s/n, João Pessoa - tel.: 3221-4052), hoje e amanhã, às 20h. Gratuito.
• WORKSHOPS DE DANÇA. Na Funjope (r. Duque de Caxias, 352), hoje, às 9h. Gratuito.
Comentários