CULTURA
Peça de macho
Espetáculo Por Que os Homens Mentem? será apresentado neste sábado (10) e domingo (11) no Teatro Municipal Severino Cabral.
Publicado em 10/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:48
Como se reza no cotidiano, a maioria esmagadora das mulheres não acreditam que os homens dizem a verdade. Um tema que o grande cronista Luís Fernando Veríssimo soube captar em As Mentiras que os Homens Contam, que virou esquetes na montagem realizada pela cia. paulistana Nósmesmos.
O espetáculo Por Que os Homens Mentem? será apresentado neste sábado (às 20h) e domingo (às 19h), no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande. Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia entrada).
Com direção de Heyttor Barsalini, a adaptação é coletiva dos atores em cena – Juliano Mazurchi, Alessandre Pi, Chicó Ferreira e Christian Hilario.
O quarteto apresenta oito esquetes de situações cômicas que vão desde mentiras de casais até as inverdades ditas nas rodas de amigos. “Cada um tem a sua mulher”, enfatiza o ator Juliano Mazurchi sobre a divisão de papéis no espetáculo. “Cada um criou uma diferente. Quando começamos a criar as mulheres, pegamos o jeito da mulher ou namorada na convivência. Não tem como sair da caricatura: tem a tímida, a mais recatada, a mais explosiva...”
Com mais de 20 personagens alternando em cena, a peça está em circulação pelo país desde 2005. “Cada apresentação surge algo novo dependendo da cidade que estamos. Observamos o que está acontecendo no Brasil ou qual é a música de sucesso do momento”, explica Mazurchi.
Durante a entrevista, o ator Christian Hilario já vai fazendo sua lição de casa para ‘Homem que é homem’, última esquete da peça onde o elenco fala de situações que o sexo masculino não encaram. Ele pergunta quais os times de futebol do Estado para inserir na cena. “A gente vai falando: ‘homem que é homem não encara Gatorade; toma Machorade’, ‘homem que é homem não ouve NXZero, Lady Gaga ou Fiuk’, ‘homem que é homem torce pelo Botafogo’, e por aí vai”.
Segundo Christian, em vários momentos existe interação com o público. “No início, a plateia leva um susto. Eles não conseguem prever o que vai acontecer”, conta. “Temos a preocupação de procurar em cada região uma piada ou pessoa famosa que nasceu na cidade para conquistar o público”.
Comentários