icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Peça paraibana faz temporada no Santa Roza e viaja pelo país

Baseada em conto homônimo de Nikolai Gogol, "Diário de um Louco" faz quatro apresentações em João Pessoa antes de partir para turnê nacional. 

Publicado em 12/04/2009 às 8:15

Karoline Zilah

De grandes metrópoles até cidades interioranas, a peça paraibana “Diário de um Louco” conquistou um espaço no projeto Palco Giratório, do Sesc, e vai viajar por cidades de todas as regiões do país. Na turnê nacional, já estão agendadas 47 apresentações de abril a novembro deste ano, passando, por exemplo, pelo Amazonas, Maranhão e Rondônia até o Paraná.

Antes de partir, o Grupo de Teatro Lavoura faz uma temporada em João Pessoa de 16 a 19 de abril, com sessões às 20h no Theatro Santa Roza. Sucesso de público e crítica, o monólogo baseado no conto homônimo do autor russo Nikolai Gogol, com atuação de André Morais (que também dirigiu o curta metragem “Alma” e assume a direção da peça ao lado de Jorge Bweres), já foi visto em João Pessoa e esteve, inclusive, na programação do Festival Nacional de Artes (Fenart), além de ter sido premiado no Festival Nordestino de Teatro de Guaramaringa.

“A oportunidade de participar do Palco Giratório tem para nós um papel social. Vamos levar a peça da maior cidade da América Latina ao interior do Maranhão, onde provavelmente muitas pessoas nunca tiveram contato com o teatro. É uma chance de mostrá-las que há um tipo diferente de comunicação entre as pessoas, que é a arte do teatro”, explica André Morais.

O texto original, de 1830, chamou atenção de André Morais (foto) pela sua universalidade. Para ele, passados mais de 150 anos de sua criação, a história ainda é atual ao tratar da eterna busca do homem pelo status.

“Diário de um Louco” narra a história do funcionário público que, por conta da paixão pelo filho do chefe da repartição em que trabalha, busca reconhecimento e começa a ter anseios para fugir da mediocridade e resgatar a nobreza de seus antepassados.

Uma trajetória que seria o retrato do próprio Gogol, que teria passado por momentos de delírios ao tentar cruzar o abismo entre a sua realidade e o desejo de fazer parte dos altos padrões sociais que se instalaram.

“A universalidade do texto está em trazer a humanidade de um personagem criado no gelo russo para perto do nordestino brasileiro e criar uma identificação mostrando que ele anda no limite da loucura à procura da aprovação das pessoas”, conta Jorge Bweres.

Para a nova temporada da peça, André e Jorge fizeram adaptações no cenário, enriquecendo-o com detalhes e buscando mais intimidade e interatividade com o público. Após as apresentações em João Pessoa, a peça viaja e passará a ter como desafio a adaptação de sua estrutura para os mais diferentes espaços com os quais o grupo de teatro vai se deparar pelo país.

Ainda dentro do Palco Giratório, o ator paraibano Luiz Carlos Vasconcelos vai levar o seu Palhaço Xuxu para a turnê nacional com o espetáculo “Silêncio Total”. Ele também vai ministrar a oficina “A construção poética da cena” em algumas cidades por onde vai passar.


Serviço
Diário de um Louco
Onde: Theatro Santa Roza
Quando: 16, 17, 18 e 19 de abril
Horário: 20h
Valor: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp