CULTURA
Peça que trata de abuso sexual estreia na capital
Espetáculo brasiliense 'Eros Impuro' estreia nesta quinta-feira (29) e fica em cartaz até o próximo domingo (1) no Teatro Ednaldo do Egypto.
Publicado em 29/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:54
Intitulada Eros Impuro, a peça brasiliense chega a João Pessoa em curta temporada. A montagem gratuita permanecerá a partir desta quinta-feira até domingo, no Teatro Ednaldo do Egypto, Manaíra, sempre às 20h (exceto no último dia, que será realizada às 19h).
“É um monólogo que (o diretor) Sérgio Maggio escreveu e trata justamente de um pintor que foi abusado sexualmente na infância”, resume o ator Jones de Abreu. “Ele tenta passar para a tela as imagens que passam pela sua cabeça”.
Vencedora do 1º lugar do edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) de Circulação Nacional e do Prêmio Myriam Muniz 2012, a peça se mostra um desafio para o ator mostrar os tormentos do personagem. “O tema é bastante delicado”, afirma. “Mas o texto tem a sabedoria de não ser panfletário. É um personagem que pode fazer parte do dia-a-dia das pessoas. Ele poderia ser qualquer um”.
Durante a pesquisa, Jones de Abreu visitou hospitais psiquiátricos e conversou com homens e mulheres que passaram pelo trauma do abuso sexual durante a infância.
“A iluminação e projeção dialogam com o personagem”, informa o ator, destacando que haverá uma projeção em rotoscopia no final do espetáculo.
Eros Impuro é desaconselhável para menores de 18 anos de idade.
OFICINA DE CRÍTICA
Em paralelo, a montagem é acompanhada pela oficina O Exercício da Crítica Teatral, ministrada gratuitamente por Sérgio Maggio, e destinada a estudantes, atores, diretores e amantes do teatro.
A oficina acontecerá amanhã e vai até domingo, das 14h30 às 17h30.
Comentários