CULTURA
Pinduca traz o som do carimbó a João Pessoa nesta sexta
Rei do Carimbó se apresenta a partir das 20h30 desta sexta-feira (15) no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, dentro da programação do Estação Nordeste.
Publicado em 15/01/2010 às 10:35
Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba
O Brasil optou pela República há 120 anos. Mesmo assim, a Monarquia continuou, até hoje, no gosto popular. Pense em um país para ter rei! A música, cuja coroa máxima pertence a Roberto Carlos, também dispensa títulos de igual realeza para Luiz Gonzaga, rei do Baião, e para Pinduca, o rei do Carimbó.
Este último integrante da família real da música brasileira estará se apresentando nesta sexta-feira (15) no Estação Nordeste, evento promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural (Funjope). Oportunidade rara de assistir a uma apresentação do velho Pinduca. É que o cantor, aos 72 anos e com mais de 50 de carreira, anunciou que vai se aposentar.
Encontre mais opções de lazer na Agenda Cultural.
A programação terá início a partir das 20h30, com um cortejo formado por representantes das tribos ‘Tupinambá’, do Mestre Carboreto, oriunda de Mandacaru; ‘Tupy Guanabara’, da cidade de Santa Rita, comandada pelo Mestre Manoel Adelino; ‘Papo Amarelo’, de Cruz das Armas, sob o comando de Mestre Genildo; ‘Ubirajara’, também do bairro de Cruz das Armas, organizada pelo Mestre Zé Teixeira, e Pele Vermelha, do Cristo Redentor, que tem à frente a Mestra Dona Inácia. A noite será animada, ainda, com um toque todo especial, o pífano de dona Zabé da Loca. Será um encontro de dois regionais. O forró com o carimbó.
Apresentações de realezas da música não costumam fugir muito do script. Assim, Pinduca vai revisitar sucessos de sua carreira e cantará “Carimbó do Macaco”, “O rico e o Pobre” e “Carimbó no Mato”, além de muito balanço e roupas coloridas, marcas registradas nas suas apresentações.
Com seus adereços típicos, um som dançante e letras que remetem muito à natureza, as paisagens e à culinária do Norte, ele também tem a marca das divertidas canções de duplo sentido que encontra em nosso forró tradicional uma linhagem comum, a exemplo de sucessos de expressões paraibanas como João Gonçalves (“Pescaria em Boqueirão”) e Genival Lacerda (“Raidinho de Pilha”, “Severina Xique Xique”).
Comentários