icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Piollin celebra o Dia do Teatro com lançamento de livro sobre o local

Coletânea de resenhas sobre as peças do Projeto Teatro Piollin e performances do grupo compõe a programação no QG do grupo.

Publicado em 27/03/2015 às 8:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:09

Navegando por águas literárias, o Centro Cultural Piollin (Tambiá) comemora o Dia Mundial do Teatro (celebrado ontem) com apresentação do seu diário de bordo e performances de atores do grupo. O lançamento do livro Projeto Teatro Piollin: diário de bordo (R$10,00) acontece hoje, às 20h.

A obra é um produto do Projeto Piollin, contemplado pelo edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, de 2010, da Funarte. A ação movimentou o teatro do centro com apresentações de grupos paraibanos e de outros estados brasileiros. Em cena, estão os artigos e críticas publicadas sobre estas peças apresentadas no período de setembro 2012 e março 2013.

O livro tem o projeto gráfico assinado pelo designer João Faissal. A organização dos textos foi feita pela atriz Ana Luisa Camino e a edição ficou por conta dos integrantes do grupo.

A publicação reúne críticas do jornalista Tiago Germano, publicadas no JORNAL DA PARAÍBA, e textos de escritores e diretores de teatro como Márcio Marciano e Paulo Vieira.

De acordo com o diretor do Piollin, Buda Lira, trazer o lançamento da coletânea para o dia em que o teatro é celebrado foi uma forma de aquecimento para os projetos de 2015. As performances da noite são cenas de espetáculos já apresentados pelo grupo.

“Cada ator pegou uma cena do nosso repertório de espetáculos e buscou um texto diferente. Uma mistura do que chamamos de texto objetivo e texto poético. A ideia e a direção das performances foram de Everaldo Pontes”, explica.

Lira afirma que em 2015 o grupo vai entrar em "sala de trabalho" para discutir novas metodologias que serão adotadas com base no espetáculo A Pá. "Este foi nosso espetáculo mais autoral, produzimos todo o texto da peça". As reuniões terão como pauta as análises do que foi feito em outros espetáculos do Piollin.

Buda Lira diz que para este ano há a possibilidade do grupo se apresentar em festival. "Ainda estamos negociando. Mas podemos trabalhar com outras possibilidades, como os nossos ensaios abertos, processo que enriquece muito nossa relação com o público".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp