CULTURA
Pipa e Olinda no circuito
4ª edição do Fest Bossa & Jazz em Pipa e o Mimo em Olinda trazem grandes nomes da música instrumental, MPB, jazz e blues.
Publicado em 13/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:55
Pipa (RN), a 148 km de João Pessoa, e Olinda (PE), a 117 km da capital paraibana, recebem, nas próximas semanas, dois festivais de música que animam o circuito de música instrumental, MPB, jazz e blues.
A frequentada praia do Rio Grande do Norte vai de Fest Bossa & Jazz, já na próxima semana, entre os dias 22 e 25 de agosto, enquanto a histórica cidade pernambucana alcança mais uma edição da Mimo entre os dias 2 e 8 de setembro.
Em sua 4ª edição – a segunda nas areias de Pipa -, o Fest Bossa & Jazz segue reunindo nomes brasileiros e estrangeiros, em palco gratuito na beira da praia, além de palestras, oficinas e filmes, que ocupam a programação ao longo do dia.
No palco principal, serão 13 atrações, entre elas Ivan Lins e a santista Babi Mendes, cujo disco de estreia, Short Stories, chegou à reta final do 23º Prêmio da Música Brasileira com muito blues, além de boas atrações locais, como Khrystal.
Dos gringos, estarão por lá o venerado gaitista Peter "Madcat" Ruth, o virtuoso guitarrista Stanley Jordan e o lendário bluesman J.J.Jackson, convidado do grupo potiguar Gustavo Cocentino & Blue Mountain.
OLINDA
Agora chamado Movimento Mimo, o festival de música de Olinda faz 10 anos e, como o Jornal da Paraíba havia adiantado, está cheio de novidades. Uma delas é a ramificação do evento para Paraty (RJ), que estreia com um peso pesado do jazz: Herbie Hancock.
O circuito – que contempla, ainda, aulas, filmes, exposição, rádio web e um novo portal, tudo gratuito - agora compreende Olinda, Paraty e Ouro Preto (MG), que estreou com a Mimo no ano passado. João Pessoa e Recife ficaram de fora desta vez.
O time que chega a Olinda é dos sonhos, a começar pelo venerado pianista mineiro Nelson Freire, um dos mais importantes do mundo erudito.
Outro destaque é a presença de Gilberto Gil, que se apresenta com a Orquestra de Sopros Pro Arte, formada por 50 jovens do seminário Pro Arte, do Rio de Janeiro.
A Paraíba comparece com o tarimbado Quinteto da Paraíba. Pela primeira vez, o grupo irá se apresentar com Richard Galliano, o notável acordeonista francês que já passou pela Paraíba duas vezes: nas filmagens de Paraíba Meu Amor (2009) e na gravação do DVD de Zé Calixto.
A programação também tem o incensado grupo francês Nouvelle Vague; o cantor e compositor Jards Macalé, o encontro do Duo Milewski com Fortuna, cantora e compositora paulista, cuja música está focada no sefarditas e Hamilton de Holanda com o pianista italiano Stefano Bollani.
CONFIRA DESTAQUES DAS PROGRAMAÇÕES:
Fest Bossa & Jazz (Pipa, RN)
De 22 (quinta) a 25 (domingo) de agosto de 2013
Artur Menezes (Brasil) - 24/8, 22h / Babi Mendes (Brasil) - 25/8, 19h / Ivan Lins (Brasil) - 23/8, 21h30
J J Jackson (EUA) - 25/8, 21h30 / Peter "Madcat" (EUA) - 22/8, 21h30
Stanley Jordan (EUA) - 24/8, 20h30
Movimento Mimo (Olinda, PE)
De 2 (segunda) a 8 (domingo) de setembro de 2013
Nelson Freire (Brasil), 5/9, 20h,
Igreja da Sé
- Duo Milewski & Fortuna (Brasil), 6/7, 18h, Mosteiro São Bento
- Omar Sosa (Cuba), 6/7, 19h, Seminário de Olinda
- Jards Macalé (Brasil), 7/7, 22h30, Praça do Carmo
- Stefano Bollani & Hamilton de Holanda (Itália/Brasil), 6/7, 20h30, Igreja da Sé
- Richard Galliano & Quinteto da Paraíba (França/Brasil), 7/7, 20h30, Igreja da Sé
- Gilberto Gil & Orquestra de Sopros da Pro Arte (Brasil), 7/7, 20h30,
Praça do Carmo
Comentários