CULTURA
Poema da violência
Clássico 'Sob o Domínio do Medo' do norte-americano Sam Peckinpah ganha nova edição em DVD, com mais de uma hora de extras.
Publicado em 08/01/2014 às 6:00
A estética do cineasta norte-americano Sam Peckinpah (1925-1984) sempre foi referência de um ‘poema visual’ que coloca a violência como protagonista, vide obras como o western Meu Ódio Será sua Herança (1969), o policial Os Implacáveis (1972) ou o drama chicano Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (1974).
Um dos clássicos cult da filmografia do diretor ganha nova edição em DVD, agora especial e pela Versátil: Sob o Domínio do Medo (preço médio: R$ 49,60), polêmica obra rodada em 1971 estrelada por Dustin Hoffman (Rain Man).
No filme, um tímido matemático estadunidense (Hoffman) e sua esposa inglesa (Susan George, de Fuga Alucinada) se mudam para uma cidadezinha no interior da Inglaterra, buscando uma vida tranquila e fugindo do caos que se instalou nos colégios dos Estados Unidos em função da oposição à Guerra do Vietnã.
No entanto, quando o casal se muda, encontra apenas a violência e o medo por intermédio de um grupo de valentões da região. O professor universitário sofre todo tipo de pressão, a exemplo de um gato deixado estrangulado em seu guarda-roupas.
A tensão cresce durante todo o filme até o momento que um deficiente mental, acusado de matar uma jovem, busca auxílio na casa do professor, que é forçado a protegê-lo contra a ira da população local. Acuado, o inseguro e pacato protagonista terá que se transformar e ‘deixar de fugir’ para sobreviver.
Assim como as produções de Peckinpah, o longa-metragem anglo-americano causou polêmica por causa do teor violento e explícito das cenas que servem de marca registrada do realizador. Em uma delas, quando a casa do matemático é invadida pelo bando, a personagem de Susan George é estuprada pelos membros.
Uma curiosidade: Sob o Domínio do Medo ganhou uma refilmagem homônima em 2011, dirigido por Rod Lurie (A Última Fortaleza).
EXTRAS
Aconselhável para maiores de 18 anos, o DVD da Versátil possui a versão restaurada do filme que marcou o cinema na década de 1970 e mais de uma hora de extras. O material inclui entrevistas com os atores Dustin Hoffman, Susan George e Daniel Melnick (com mais de 65 min.), os bastidores (8 min.) e trailers do longa (4 min.).
A mídia tem formato de tela widescreen anamórfico (1.85:1), áudio original em inglês (Dolby Digital 5.1) e legendas em português.
Comentários