CULTURA
Poesia popular conceituada
Poeta e escritor Rui Vieira lança nesta sexta-feira (16) no Restaurante Mororó, o 'Dicionário Temático da Poesia Popular Nordestina'.
Publicado em 16/03/2012 às 6:30
Após publicar o livro de poesias O Grito e o humorístico Baú da Putaria, o poeta e escritor Rui Vieira lança nesta sexta-feira, às 19h30, no Restaurante Mororó, em Campina Grande, o Dicionário Temático da Poesia Popular Nordestina, Durante o lançamento, poetas glosadores, repentistas e forrozeiros vão se apresentar.
A obra é o resultado da leitura e pesquisas de dezenas de livros, CDs e DVDs, além de registros feitos pelo autor no decurso dos anos. “O livro contém centenas de trabalhos de violeiros, cordelistas e poetas populares. Os trabalhos aqui registrados são todos de poetas nordestinos, sendo a grande maioria dos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco”, explica Rui, que recebeu o apoio do Ministério da Cultura. .
As fontes de informações são os temas desenvolvidos pelo poetas, mas, na mesma ordem alfabética, o leitor também encontrará informações didáticas da formação dos versos e os principais gêneros, a exemplo da sextilha imortal de Ascendino Alves dos Santos: “O poeta e a cigarra/ Não nasceram pra chorar,/ Cantam, cantam a vida inteira/ Até a morte os levar/ Ele canta pra viver/ Ela vive pra cantar”.
Além de Ascendino Alves, são mais de 400 poetas e cantadores citados, a exemplo de Otacílio Batista, Oliveira de Panelas, José Alves Sobrinho, Catulo da Paixão Cearense, Moacir Laurentino, Tião Lima, José Laurentino, Cego Aderaldo, Jatobá, Chico Pedrosa, Ronaldo Cunha Lima e Ivanildo Vila Nova. Deste, presenteia com os seguintes versos: “No campo da natureza/ Colibri é professor,/ Baixa, sobe, vai e volta/ Saboreando o odor,/ Ziguezagueando os campos/ Sem precisar de motor”.
o autor
Rui Vieira é natural de Remígio e radicado em Campina Grande desde a década de 50. Funcionário do Banco do Brasil aposentado, é jornalista, escritor, pesquisador de literatura popular, membro da ACI (Associação Campinense de Imprensa) e sócio da Casa do Poeta de Campina Grande. Ele ainda ocupa a cadeira 22 da Academia Paraibana de Letras e Arte do Nordeste Brasileiro). Sua principal atividade hoje é pesquisar poesia popular, causos e muito humor.
Serviço
• Dicionário Temático da Poesia Popular Nordestina. Lançamento no Restaurante Mororó (R. Des. Arquimedes Souto Maior, 395, Palmeira, Campina Grande), hoje, 19h30.
Comentários