CULTURA
Pontão de cultura digital na Caatinga
Documentários produzidos têm o objetivo de serem veiculadas na TV pública, e servirem como material de apoio didático à educação.
Publicado em 02/05/2012 às 6:30
Desde 2010, o projeto 'Pontão de Cultura Digital Multivisual.Net Caatinga' promove a inclusão social através do meio digital com relação à integração escola-comunidade, em sete Pontos de Cultura, sendo seis no estado da Paraíba e um em Pernambuco.
Os municípios de Bananeiras, Taperoá, Catolé do Rocha, Aparecida, Serra Branca, Cuité e Arcoverde (PE) são alvos da realização de oficinas de capacitação. O programa de formação deste ano foi dividido entre oficinas de base, realização audiovisual e avaliação.
Com o tema Tecnologia da Informação e Comunicação, foram ministradas três oficinas de base, consistindo em diálogos acerca da leitura crítica da imagem e realidade regional, a linguagem audiovisual e as técnicas de roteiro.
Em seguida, foram facilitadas oficinas de realização audiovisual, onde foram gravados e editados vídeos com temáticas de cultura, identidade, memória e meio ambiente.
Na última etapa, foram realizadas avaliações das atividades desempenhadas com as ponderações acerca dos alunos e professores selecionados, assim como das oficinas e produção.
O resultado deste programa poderá ser conferido no site oficial www.culturadigital.br/pontaodacaatinga.
As ações de formação e produção audiovisuais foram realizadas no período de um mês em cada localidade, junto a uma equipe formada de produtores e monitores locais, oficineiros, coordenadores de produção e pedagógico, instrutores, alunos e professores das instituições de ensino.
DOCUMENTÁRIOS
No período entre agosto de 2010 e dezembro de 2011, o 'Pontão de Cultura Digital Multivisual.Net Caatinga' auxiliou em 52 documentários de curta-metragem junto a 150 jovens e 40 professores vindos de escolas da rede pública, em sua maioria, ou selecionados através de questionários.
Com foco nas temáticas situadas no bioma caatinga e no semi-árido nordestino, as produções têm o objetivo de serem veiculadas na TV pública, além de servirem como material de apoio didático à educação tanto da rede pública quanto da privada.
O pontão é um projeto aprovado por meio de edital pelo Ministério da Cultura (MinC), através do programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural.
Comentários