icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Por um Nordeste urbano

Fugindo da temática da seca nordestina, 'Praia do Futuro', do cearense Karim Aïnouz, estreia em João Pessoa nesta quinta-feira (15).

Publicado em 15/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 13:08

O cinema nordestino se consagra no Brasil e no exterior com filmes que fogem do clichê do Nordeste afetado pela seca.

Praia do Futuro (Brasil, 2014), do cearense Karim Aïnouz, estreia em João Pessoa nesta quinta-feira como mais uma prova de que não existe só o preto e branco no audiovisual da região.

Como em Som Ao Redor, do pernambucano Kleber Mendonça, o novo longa de Aïnouz passa ao espectador temáticas não distantes da maioria do público, acontecimentos cotidianos: em Som Ao Redor, a guerra de classes incrustada no nosso dia a dia; em Praia do Futuro, um romance e escolhas e desapegos, quase sempre necessários.

"Quem está aqui (em São Paulo, de onde falou com a reportagem) sabe que o Nordeste não é aquela imagem de 30 anos atrás. Os filmes que retratam a região, até os anos 2000, foram feitos por pessoas que não são do Nordeste. Fortaleza é um espaço urbano e é bom para a nossa identidade representar isso no final das contas”, contou o diretor sobre o retrato da região nordestina no audiovisual.

Wagner Moura (Tropa de Elite) interpreta o salva-vidas Donato, que atua na Praia do Futuro (Fortaleza). Após resgatar o alemão Konrad (Clemens Schick, 007 – Cassino Royale), os dois se apaixonam e partem para Berlim, onde vivem por quase uma década. Após anos sem estabelecer contato, Ayrton (Jesuíta Barbosa, de Tatuagem), irmão de Donato, viaja para a capital alemã para encontrar seu irmão. No elenco, estão ainda a suíça Sabine Timoteo, Sophie Charlotte Conrad e Nataly Rocha.

A Praia do Futuro, um dos cenários do filme, é uma das mais frequentadas em Fortaleza. “Eu morava muito perto de lá e tinha vontade de colocar o local em um dos meus filmes”, comentou.

“Aquele lugar era minha casa. Lembro das grandes festas da minha juventude na Praia do Futuro e da violência do mar, que fazia vítimas de afogamento com frequência”, relembrou Karim.

A veia de artes plásticas e arquitetura de Karim Aïnouz resultam num trabalho visualmente pleno. As cores quentes das imagens em solo cearense logo são trocadas pelos tons frios da gélida Alemanha. “Gravar nos dois lugares foi um desafio tanto cinematográfico, quanto sensorial. Eu pensava: como se traduz a cor e a luz no cinema?”.

A partir destas indagações, o diretor começou a criar uma atmosfera peculiar para cada locação. “Além da parte visual, tentamos captar bem os sons característicos dos lugares. O barulho do mar e dos coqueiros em Fortaleza, o som abafado de Berlim. O cinema flerta bastante, mas não fala muito das cores, dos cheiros. Achei um desafio muito bom e prazeroso trazer isso ao Praia do Futuro”, disse.

As últimas produções de Aïnouz tiveram mulheres como personagens principais. O Céu de Suely (2006) e O Abismo Prateado (2011), além da série Alice, focaram na personalidade distinta de cada uma das protagonistas. Nesta nova produção, que traz homens como protagonistas, o novo personagem de Wagner Moura é um herói assim como seu clássico personagem Capitão Nascimento.

MAIS ESTREIAS

Além de Praia do Futuro, mais dois filmes estreiam hoje na capital. No CinEspaço, localizado no MAG Shopping, entra em cartaz o documentário brasileiro Operários da Bola. Já no Manaíra Shopping, o Cinépolis recebe o filme inglês A Recompensa.

O longa brasileiro conta a história por trás das mãos que ajudaram a construir o estádio Mané Garrincha, um dos campos que recebem a Copa do Mundo de 2014. Gravado ao longo de um campeonato interno de futebol entre os operários, o filme expõe a relação destes funcionários com a obra e com o esporte.

Já na comédia britânica A Recompensa, o egocêntrico Dom Hemingway (Jude Law) é um ladrão de bancos que volta à ativa após 12 anos na prisão e sai na busca de seu antigo chefe para buscar o dinheiro que deveria ter recebido por manter silêncio após tanto tempo. Jude Law atua ao lado de Emilia Clar- ke (a Daenerys de Game of Thrones) e Richard E. Grant (que atuou recentemente em alguns episódios de Girls). A Recompensa tem a direção de Richard Sheppard, conhecido por seu trabalho na série cômica 30 Rock.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp