CULTURA
Prêmio Criatividade revela melhores do ano na publicidade
Conhecido como “Oscar da Propaganda Paraibana”, evento chega à sua XVI edição premiando as melhores produções da publicidade. Festa acontece na Capital.
Publicado em 04/12/2009 às 8:44
Carol Marques
Alegrias, surpresas e a maior concentração de criativos por metro quadrado. Assim será a noite desta sexta-feira (4) na festa mais esperada do ano pelo mercado publicitário paraibano: o Prêmio Criatividade. O tão aguardado evento será realizado na Casa Roccia, em João Pessoa, a partir das 20h30 e nele serão laureados os melhores vídeos comerciais do ano.
Conhecida como “Oscar da Propaganda Paraibana”, a premiação chega este ano à sua XVI edição com credibilidade reforçada por anos de comprometimento com o desenvolvimento do mercado e apresentando novo formato, com foco ainda maior em quem cria as peças que nos encantam e divertem, dia após dia, nos intervalos dos nossos programas preferidos.
Nesta edição, o júri analisou o trabalho de 29 agências e 16 produtoras para 70 clientes. Na categoria mercado, foram inscritos 44 filmes; na categoria institucional, 30; e na categoria campanha, 21 conjuntos de filmes.
A comissão julgadora se reuniu na sede comercial da Globo Nordeste na manhã do dia 18 de novembro para assistir aos quase cem vídeos inscritos, um total de uma hora e quarenta minutos de duração, e decidir quais eram os melhores comerciais paraibanos. Todos eles foram veiculados na TV Cabo Branco ou na TV Paraíba entre 1º de novembro de 2008 e 31 de outubro de 2009.
Participaram do júri os profissionais do mercado publicitário pernambucano Aliwton Carvalho, do Gruponove; David Barros, da Ítalo Bianchi; René Bensoussan, da Level Comunicação; Queiroz Filho, da Ampla e o consultor Cléo Niceas. Eles avaliaram – além do caráter criativo da peça – aspectos de sua realização, como redação, fotografia, interpretação, trilha sonora, edição e qualidade final do material. Os cinco comerciais de cada categoria que alcançaram o maior número de pontos foram os finalistas.
O jurado René Bensoussan elogiou a capacidade criativa dos publicitários paraibanos frente às limitações do mercado local. “A média dos filmes concorrentes este ano demonstrou a que se pretende o Prêmio Criatividade. É notável o potencial dos profissionais paraibanos ao encontrarem soluções estéticas alternativas para realizar filmes de baixo orçamento e atender os objetivos do cliente”, afirmou.
Queiroz Filho, que também é diretor nacional da Abap - Associação Brasileira das Agências de Publicidade – ressaltou o alto nível criativo das peças e a dificuldade de decidir quais eram as vencedoras. “Este ano ficou claro pra mim o quanto os publicitários do mercado paraibano estão antenados com as tendências da publicidade brasileira e até mundial. O nível dos comerciais apresentados estava muito bom e foi duro escolher os melhores”, declarou.
Sendo assim, agências, produtoras e clientes vão celebrar, na noite de hoje, a evolução qualitativa da produção publicitária no Estado e aplaudir quem melhor soube aliar talento e sensibilidade para transmitir mensagens comerciais durante 15 ou 30 segundos nos intervalos da programação global. São imagens cheias de humor ou de emoção que merecem ser revistas e premiadas.
Leia a reportagem completa na edição desta sexta-feira (4) do Jornal da Paraíba.
Comentários