CULTURA
Relembre as primeiras gravações de O Auto da Compadecida
Filme teve sequência anunciada neste domingo (12) por atores protagonistas. O Auto da Compadecida 2 deve ser lançado em 2024.
Publicado em 13/03/2023 às 12:07 | Atualizado em 20/06/2023 às 13:12
O Auto da Compadecida 2 deve começar a ser gravado no segundo semestre desse ano, e teve o lançamento anunciado pelos próprios protagonistas para 2024. Mas, a primeira versão do filme foi gravada em 1998, em Cabaceiras, Cariri paraibano.
Na época das filmagens da série d'O Auto da Compadecida, que viria a ser filme pouco tempo depois, a equipe da TV Paraíba acompanhou o elenco. O calor característico da região do Cariri da Paraíba não atrapalhou o andamento das filmagens.
Os moradores da Cabaceiras participaram como figurantes do filme e puderam conviver e contracenar com os profissionais do elenco principal. Selton Mello relatou como foi a experiência.
Chicó é um personagem clássico do Ariano Suassuna, d'O Auto da Compadecida. Na verdade ele é o braço direito, companheiro do João Grilo [...] Diversão garantida ou seu dinheiro de volta”, disse Selton Mello em entrevista à TV Paraíba.
Mais de 2 mil peças de tecido natural foram usadas para confeccionar os figurinos dos personagens. A equipe artística da série veio até a Paraíba antes do início das gravações coletar materiais que foram customizados.
Segundo um dos profissionais envolvidos nas gravações, diversas peças foram modificadas: uma rede virou vestido romântico; um labirinto de toalha de mesa virou a gola de uma blusa feminina; outro material virou uma bolsa de cangaço rústico.
O Auto da Compadecida 2
Filmado na cidade de Cabaceiras, no interior da Paraíba, O Auto da Compadecida foi lançado em 2000 e se consolidou como uma das principais obras do cinema brasileiro.
A primeira divulgação de uma possível sequência do filme foi feita pela atriz Virginia Cavendish, intérprete da personagem Rosinha, deixando eufóricos os fãs da adaptação da obra de Ariano Suassuna. Mas, segundo ela, tudo não passou de uma “brincadeira”.
‘O Auto da Compadecida’ é uma comédia dramática, dirigida por Guel Arraes. O filme foi baseado na peça teatral, de mesmo nome, do paraibano Ariano Suassuna.
Ainda não se sabe como a sequência vai abordar a obra de Suassuna. O primeiro filme usa todo o enredo da peça do autor paraibano, que faleceu em 2014.
Confira mais dicas de filmes, séries e entretenimento na editoria de cultura do Jornal da Paraíba.
Comentários