CULTURA
Produções vão agitar a televisão em 2015 com temas polêmicos
Novelas e minisséries previstas para este ano vão mexer não só com a audiência, mas com o imaginário do expectador.
Publicado em 12/01/2015 às 15:00 | Atualizado em 29/02/2024 às 10:34
As novelas da Globo que estreiam neste ano vão tentar chamar a atenção do telespectador com diversos temas, como paternidade, poder, redenção e tráfico em comunidades carentes. Programada para entrar na programação a partir de março, ‘Sete Vidas’, a próxima das seis, terá como protagonista Domingos Montagner, um doador de sêmen que descobre ter sete filhos espalhados pelo mundo. A atriz Isabelle Drummond será Julia, estudante e uma das filhas do protagonista, que vai lutar para encontrá-lo.
Em meados de abril, estreia ‘Lady Marizete’ para substituir ‘Alto Astral’ na faixa das sete. A história gira em torno de Marizete (Bruna Marquezine), uma mestre em krav magá (técnica israelense de defesa pessoal) que trabalha como segurança. A história se passa na favela de Paraisópolis, em São Paulo, cujo chefe do tráfico é Grego, interpretado por Caio Castro, um bandido que mete medo em todo o mundo.
Já as próximas novelas da nove são ‘Babilônia’ e, depois dela, ‘Favela Chique’, ainda com nome provisório. Na primeira, a personagem de Camila Pitanga, chamada Regina, mora em uma comunidade no Rio de Janeiro e vai se apaixonar por um homem mais rico e poderoso. Já Glória Pires será uma vilã que terá como hábito cortejar homens para conseguir tudo aquilo que deseja.
A segunda trama, que marca a volta do autor João Emanuel Carneiro depois do sucesso de ‘Avenida Brasil’ (2012), contará a história de um vilão vivido por Murilo Benício que vai se converter em religioso. O autor vai mostrar a redenção do personagem.
Para brilhar no ano novo, atores, atrizes e apresentadores deverão ter um algo a mais em 2015, segundo especialistas em TV. Com a ajuda desses experts em televisão, a reportagem destaca quem merecerá atenção especial do público neste ano que está começando. Na lista, há quem vai estrear programa novo, outros que retornam ao ar e até aqueles que vão desempenhar papéis nunca antes vistos na TV.
Para o doutor em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo) Claudino Mayer, a expectativa é em relação ao retorno de Adriana Esteves. “Depois de ter feito Carminha, vilã de ‘Avenida Brasil’, esse será o grande papel dela”, afirma o especialista, referindo ao trabalho da atriz na série ‘Felizes para Sempre?’, que estreia em 26 de janeiro na Globo. “Se ela fizer 50% do que fez com a antiga personagem deverá se destacar muito”, conta ele. Segundo Mayer, o ano promete também Gugu Liberato, que após um ano e meio fora do ar vai estrear na Record.
Já para o pesquisador do Museu da TV Elmo Francfort, quem merecerá atenção redobrada será Otaviano Costa. “Ele mostrou versatilidade e jogo de cintura no ‘Amor & Sexo’ e no ‘Vídeo Show’”. O autor do ‘Almanaque da Telenovela Brasileira’, Nilson Xavier, diz que 2015 tende a ser um ano melhor para a TV. “O ano que passou foi de amadurecimento. Os autores puderam aprender o que dá certo e errado com o público”, avalia.
Comentários