CULTURA
Projetos revivem a 'Dama'
Projetos justificam Aracy de Almeida como uma das vozes mais importantes da música brasileira, sobretudo do samba.
Publicado em 19/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 08/03/2024 às 17:21
Desapegando dos estereótipos de jurada birrenta de programas de calouros, projetos justificam Aracy de Almeida como uma das vozes mais importantes da música brasileira, sobretudo do samba.
O poeta, produtor e compositor Hermínio Bello de Carvalho, grande amigo da cantora, prestou sua homenagem ao seu centenário de nascimento, com a estreia de Aracy de Almeida, A Rainha dos Parangolés, que aconteceu neste último final de semana, em São Paulo.
No espetáculo roteirizado por Carvalho, Marcos Sacramento interpreta músicas de autoria de Noel Rosa que foram imortalizadas por Aracy, a exemplo de 'Coisas nossas', 'Último desejo' e 'O orvalho vem caindo', dentre outras.
Há uma década, Hermínio Bello de Carvalho lançou um perfil da amiga, intitulado Aracy de Almeida - Rainha dos Parangolés e Arquiduquesa do Encantado (Folha Seca).
Outro amigo e produtor de espetáculos da carioca, Sérgio Cabral (responsável por várias biografias como Pixinguinha, Tom Jobim e Nara Leão), está iniciando este ano as pesquisas para um novo registro biográfico do 'Samba em pessoa'.
Já no próximo dia 26, o Teatro Rival (Rio de Janeiro) recebe outra homenagem à intérprete carioca, desta vez feita por Dorina, que apresentará o show Salve, Aracy!.
Na apresentação, a cantora será acompanhada pelo Época de Ouro, grupo que já cantou com a 'Dama do Encantado' em outras formações. No repertório do show, composições do 'Poeta da Vila', Ary Barroso, Wilson Baptista, Assis Valente e Custódio Mesquita, dentre outras obras.
Comentários