icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Qual o filme que representa o Natal?

Comédia da década de 90 estrelada pelo ator Macaulay Culkin é um dos filmes com temática natalina mais lembrado pelos paraibanos.

Publicado em 25/12/2011 às 7:20


Um garoto que é simplesmente esquecido pela família, em plena época natalina, e tem que se virar em casa quando dois ladrões pés-de-chinelo tentam invadir a residência. A comédia Esqueceram de Mim (1990), de Chris Calumbus, foi a mais lembrada quando o JORNAL DA PARAÍBA perguntou a paraibanos qual filme é o mais representativo na data de hoje.

“Que criança não quer ter essa liberdade?”, indaga Thaíse Carvalho, jornalista e apresentadora paulistana radicada em Campina Grande há 10 anos. “Eu ficava imaginando como seria se meus pais me esquecessem em casa na noite natalina e eu pudesse fazer tudo o que tinha vontade.”

“Quando penso em 'Natal' e 'filme' é impossível não lembrar de Esqueceram de Mim, o primeirão”, coloca a desenvolvedora de web Érika Heidi, que perdeu as contas de quantas vezes assistiu ao filme estrelado pela sensação-mirim da época, Macaulay Culkin. “A história tem uma mensagem legal de conciliação que, na minha opinião, representa bem o espírito natalino.”

A comédia conquista até quem está começando a gostar da data, como o estudante de rádio e TV Niaranjan do Ó. “Mesmo não sendo um grande fã dessa época, sempre assistia enquanto ajudava na arrumação de natal na casa da minha mãe”, lembra.

A fotógrafa pernambucana, radicada na Paraíba, Rafaela Tabosa não conseguiu pensar em outro filme sem ser o de Columbus. Mas ela se lembra também do clássico A Felicidade Não se Compra (1946). “O filme conta sobre um homem bondoso que tenta se jogar de uma ponte e é interferido por um anjo que mostra como alguns acontecimentos teriam um final diferente, e para pior, se ele decidisse se jogar”, conta. “É nele que tem a famosa frase: 'Você quer a lua? Eu vou te dar a lua! Eu vou laçá-la e puxá-la para você!'. É um filme que só de lembrar já sinto vontade de assistir outra vez”, confessa.

O longa dirigido por Frank Capra é o preferido do escritor André Ricardo Aguiar. “É um filme nos moldes otimistas que caracterizou muito da filmografia deste diretor. É também uma história atemporal, com o ator James Stewart no melhor dele, com um roteiro redondo e bem amarrado e um vilão bem expressivo.”

O mundo da animação também tem vez com O Expresso Polar (2004), lembrado pelo escritor Archidy Picado Filho e pela ilustradora e professora de artes Paloma Diniz. “Entre as muitas histórias de Natal inventadas para o cinema, merece destaque pelo mérito de seu diretor, Robert Zemeckis, de ter construído a esplêndida obra de animação”, afirma Archidy.

“Este filme conta a história de um garoto que não acreditava no Natal e no seu último ano infantil, é surpreendido pelo trem expresso que leva crianças para o Polo Norte para a festividade que dá início às entregas de presentes natalinos pelo bom velhinho”, resume Paloma Diniz. "O Expresso Polar nos traz a lição de que devemos acreditar, acreditar particularmente em nós mesmos."

“Acredito que o filme que melhor representa o Natal pra mim é Simplesmente Amor (2003), de Richard Curtis. Uma comédia romântica tocante, com elenco de peso, que costura diversas histórias de amor – algumas bastante inusitadas – onde o riso e o drama por vezes se confundem”, coloca o jornalista Breno Barros. “Associo o Natal a esse sentimento que nos contagia e não sabemos bem teorizar a respeito".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp