CULTURA
Quarta-feira de Cinzas: entenda data e costumes que marcam o início da Quaresma
Católicos ao redor do mundo tiram um tempo para de reflexão e preparação para a Semana Santa.
Publicado em 22/02/2023 às 11:32 | Atualizado em 22/02/2023 às 11:48
A Quarta-feira de Cinzas, neste ano celebrada no dia 22 de fevereiro, marca o início do período de quaresma da Igreja Católica. Neste período, católicos ao redor do mundo tiram um tempo para de reflexão e preparação para a Semana Santa.
Por isso, o JORNAL DA PARAÍBA reuniu as principais dúvidas sobre o tema para ajudar de desmistificar a data (confira abaixo).
O que é Quarta-feira de Cinzas?
Segundo o padre Padre Reginaldo Manzotti, a data marca o início da Quaresma, que se estende até a Quinta-feira Santa, da Semana Santa. É um período de cerca de quarenta dias de jejum, orações e penitências afim de realizar uma renovação espiritual.
"Recebemos as Cinzas em sinal de penitência, de conversão e humildade. Ao recebermos a Imposição das Cinzas, lembra-nos da nossa condição humana, frágil, pecadora e passageira. O gesto da Imposição das Cinzas é um gesto externo, mas deve ser fruto de uma vontade interna de mudança e conversão", explica o padre.
O cristãos, sobretudo os católicos, portanto, dão início a um período de caridade em preparação para a Páscoa (Mistério Pascal), que marca a morte e ressurreição de Jesus Cristo, para a religião.
O que significa a Quarta-feira de Cinzas?
O nome “cinzas” simboliza a fragilidade e pequenez humana, e faz apelo também à conversão do ser humano aos preceitos de Cristo.
“Trata-se de um caminho amoroso oferecido por Deus, um caminho de conversão, junto com os irmãos. Através da liturgia da Igreja, este tempo nos convida ao empenho da oração, do jejum e da prática da caridade”, explicou Dom Frei Manoel Delson, Arcebispo da Paraíba.
Quarta-feira de Cinzas é feriado?
A data é vista do país como extensão das festas de carnaval, porém não é feriado oficial.
Na Paraíba, não há uma lei que define o período como feriado. A data costuma ser considerada ponto facultativo, com exceções, como nos últimos dois anos, por causa da pandemia do coronavírus.
Quais são os hábitos católicos na Quaresma?
Padre Manzotti explica que o jejum e a abstinência são obrigatórios na Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor, para pessoas que possuem entre 18 e 59 anos completos. Nesses dois dias o jejum prescrito se refere a alimentação.
"Outras mortificações e penitencias durante o tempo quaresmal também são de grande valia, pode ser escolhido como esse tipo de sacrifício, por exemplo, abster-se do cigarro, da internet", disse.
Ainda conforme o religioso, na Quaresma a oração é aliada ao jejum, que é proposto como forma de sacrifício e de educar-se, privando-se de algo e revertendo em serviço à caridade.
Ele indica ainda a Via Sacra como exercício penitencial, que deve ser rezada todas as sextas-feiras deste período. Também é recomendado a meditação da Palavra de Deus e atos de caridade, como a esmola.
"Durante a Quaresma, faça um novo exercício de humildade. Tenha consciência das próprias limitações e acima de tudo, seja empático", pontua Manzotti.
O que é a Semana Santa?
No calendário cristão ocidental, a Semana Santa em 2023 acontece entre os dias 2 de abril, Domingo de Ramos, e o 9 desse mesmo mês, Domingo de Ressurreição - conhecido pela celebração da Páscoa.
No cristianismo, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus ocorrida no terceiro dia após sua crucificação. A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs.
Quaresma além do catolicismo
A Quaresma não se limita apenas ao significado religioso. Especialistas também apontam que é durante a quaresma que a árvore ‘quaresmeira’ floresce em sua forma mais bonita.
Comentários