CULTURA
Quarteto de Brasília se apresenta nesta terça no Sonora Brasil
Projeto Sonara Brasil traz o Quarteto de Brasília, o grupo é considerado um dos mais importantes do Brasil.
Publicado em 06/09/2010 às 15:19
Da Redação
Com assessoria
Valorizar a pureza do som, a diversidade de produção e qualidade musical são objetivos do projeto Sonora Brasil do Serviço Social do Comércio, que nesta terça-feira, (7), traz a Campina Grande em única apresentação o Quarteto de Brasília. O concerto tem início às 20h, no Cine teatro do Sesc unidade Centro, e a entrada será um quilo de alimento não-perecível.
Criado em 1986, o grupo é considerado um dos mais importantes do Brasil nessa formação e tem como característica a ênfase no repertório de compositores brasileiros. Em sua trajetória de quase 25 anos, já se apresentou em vários estados do Brasil e em países das Américas, da Europa e da Ásia.
O Quarteto de Brasília é formado por Cláudio Cohen (violino), Ludmila Vinecka (violino), Guerra Vicente (violoncelo) e Glêsse Collet (viola). Os quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, tanto como músicos quanto como professores dos principais centros de formação musical.
Com mais de dez anos, o Sonora Brasil, Formação de Ouvintes Musicais é realizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com os regionais da instituição. O projeto objetiva desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, projetando no tempo a tradição escrita e oral, através de apresentações de caráter essencialmente acústico.
A turnê desta 13ª edição do Sonora Brasil homenageia a Música Brasileira do século XX, através da obra de Cláudio Santoro e Guerra-Peixe. Esses dois compositores cumpriram um importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil.
O movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, estudou e difundiu o dodecafonismo, técnica de composição que, naquela época, representava a vanguarda musical na Europa.
Comentários