icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Quarteto de Brasília se apresenta nesta terça no Sonora Brasil

Projeto Sonara Brasil traz o Quarteto de Brasília, o grupo é considerado um dos mais importantes do Brasil.

Publicado em 06/09/2010 às 15:19

Da Redação
Com assessoria

Valorizar a pureza do som, a diversidade de produção e qualidade musical são objetivos do projeto Sonora Brasil do Serviço Social do Comércio, que nesta terça-feira, (7), traz a Campina Grande em única apresentação o Quarteto de Brasília. O concerto tem início às 20h, no Cine teatro do Sesc unidade Centro, e a entrada será um quilo de alimento não-perecível.

Criado em 1986, o grupo é considerado um dos mais importantes do Brasil nessa formação e tem como característica a ênfase no repertório de compositores brasileiros. Em sua trajetória de quase 25 anos, já se apresentou em vários estados do Brasil e em países das Américas, da Europa e da Ásia.

O Quarteto de Brasília é formado por Cláudio Cohen (violino), Ludmila Vinecka (violino), Guerra Vicente (violoncelo) e Glêsse Collet (viola). Os quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, tanto como músicos quanto como professores dos principais centros de formação musical.

Com mais de dez anos, o Sonora Brasil, Formação de Ouvintes Musicais é realizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com os regionais da instituição. O projeto objetiva desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, projetando no tempo a tradição escrita e oral, através de apresentações de caráter essencialmente acústico.

A turnê desta 13ª edição do Sonora Brasil homenageia a Música Brasileira do século XX, através da obra de Cláudio Santoro e Guerra-Peixe. Esses dois compositores cumpriram um importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil.

O movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, estudou e difundiu o dodecafonismo, técnica de composição que, naquela época, representava a vanguarda musical na Europa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp