CULTURA
Quarteto em Cy é a atração cultural deste domingo na Festa das Neves
Grupo baiano se apresenta neste domingo dentro da programação em comemoração ao aniversário da cidade de João Pessoa.
Publicado em 31/07/2011 às 11:24
Audaci Júnior
Do Jornal da Paraíba
“Nunca vou esquecer aquela noite em plena primavera carioca, quase final de 64. Foi quando, pela primeira vez, Cyva, Cybele, Cylene e eu, fomos conhecer o Caymmi para o show que faríamos no Zum Zum”, escreveu a cantora Cynara em 2009, quando lançou o DVD Vinícius & Caymmi em Cy, comemorando os 45 anos de trajetória do Quarteto em Cy. A antológica apresentação na casa noturna carioca também contava com o ‘poetinha’ Vinícius de Moraes.
“Tem um tom ‘bossanovista’”, define a artista baiana ao Jornal da Paraíba sobre o show que o grupo realizará neste domingo (31), às 19h, como atração da Festa das Neves, comemoração do aniversário da cidade de João Pessoa. Segundo Cynara, o repertório não se delimita apenas ao mais recente lançamento do quarteto. “O DVD é montado com falas e textos da época, momentos intimistas que fica difícil remontar em um show aberto”, analisa.
Por isso, o Quarteto em Cy colocará mais notas na sua apresentação dominical, com direito a nomes consagrados como Tom Jobim, Pixinguinha, Chico Buarque e o Mestre Sivuca.
Músicas como ‘João e Maria’, ‘Garota de Ipanema’, ‘Noite dos mascarados’ e ‘Anos dourados’ serão interpretadas nas vozes das irmãs baianas Cynara, Cybele, Cyva, junto com a nota musical do ‘So’ carioca da Sonia Maria Romaguera, integrante desde os anos 1970.
Sobre o clima da apresentação, Cynara confessa que procura fazer um “show mais aberto e mais alegre, da forma que se comuniquem bem com o público, mesmo longe fisicamente das pessoas.”
'The Girls from Bahia'
Cynara e companhia estão planejando O Mundo Melhor, disco que reunirá músicas que “nunca mais cantaram”. Se o tom do Cy para o DVD homenageando Dorival e Vinícius era ‘bossanovista’, a nota musical do novo projeto tem um que sambista de Pixinguinha com marchas como ‘Nabucodonosor’, de Stanislaw Ponte Preta. A previsão de lançamento é para o final do ano.
Outro projeto que ainda está guardado a sete chaves, mas que Cynara revela ao Jornal da Paraíba é o resgate de três discos inéditos no Brasil, lançados nos EUA entre 1965 e 1967. “É um repertório diferente do que a gente faz, cantando músicas brasileiras em inglês e músicas americanas em português”, relembra.
Um dos LPs que o quarteto espera autorização para o lançamento nacional é o Caymmi and The Girls from Bahia (nome que as cantoras eram conhecidas na terra do Tio Sam), lançada originalmente pelo selo Reprise, o mesmo da discografia do Frank Sinatra.
Comentários