icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Quarteto em CY se apresenta nesta quarta na Capital

Grupo musical se apresenta nesta quarta-feira (8) às 18h30 pelo projeto Seis e Meia. Na quinta-feira (9), o show acontece em Campina Grande.

Publicado em 08/09/2010 às 9:06

Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba

Vinicius de Moraes tinha um verso famoso: “A vida é a arte do encontro. Embora haja tanto desencontro pela vida”. Não foi sem significado que o Quarteto em Cy escolheu um trecho desse verso para dar título a um dos seus discos. É que devido a um destes imponderáveis encontros que só a poesia possibilita, Vinicius de Moraes, no Rio de Janeiro, encontrou-se com uma menina do interior da Bahia, da cidade de Ibirataia.

Confira mais opções de lazer na Agenda Cultural

A menina era cantora e se chamava Cyva. Ela era a mais velha de outras três irmãs cantoras. O poeta a incentiva a fazer um conjunto vocal, muito em voga no começo nos anos 1950. Outro grande nome veio de outro grande nome da Bossa Nova, Carlos Lyra. Assim, em 1963, Cyva, Cylene, Cynara e Cybele se tornariam o Quarteto em Cy.

Nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), respectivamente, em João Pessoa e Campina Grande, o grupo é a grande atração do projeto ‘Seis e Meia’. Apesar das idas e vindas na formação do grupo, que chegou a ficar quatro anos sem atuar, o Quarteto em Cy é quase o mesmo da formação original. À exceção de Cybele, que saiu do conjunto em 1966, após casar-se em decorrência disso, mudar para Araraquara. Quem completa o quarteto não é nenhuma estranha. Sônia integrou, pela primeira vez, o grupo das irmãs cantoras em 1967. Desligou-se do Quarteto em 1972. Voltou em 1980, quando, desde então, a formação se mantém.

A única integrante do conjunto presente em todas as formações é Cyva. E ela teve uma ligação muito especial com um famoso músico da Paraíba. É que em 1987, a cantora escreveu o musical infantil “Mar de Janeiro”, que foi encenado pelo grupo Maré e contou com trilha sonora de Paulinho Tapajós e Sivuca. Aos fãs e estudiosos da música popular brasileira uma boa notícia: ainda este ano, será lançada a biografia do Quarteto, “As Meninas do Cy”, escrita pela jornalista Inahiá Castro.

O repertório Quarteto em Cy é do mais fino da Bossa. A julgar pelo último trabalho do conjunto, o DVD “Vinicius e Caymmi em Cy”, lançado em 2008, teremos uma verdadeira seleção de clássicos e sucessos: “Chega de Saudade”, “Saudade da Bahia”, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, “Samba de Orly”, “Maricotinha”, “Maracangalha”, “Se Todos Fossem Iguais a Você”. Mas o repertório do Quarteto em Cy é amplo, certamente, elas vão incursionar por interpretações de outros compositores, a exemplo, de Toquinho, Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Cartola, Paulinho da Viola, Cartola...

Em João Pessoa, quem fará a apresentação de abertura será o grupo Nossa Voz, também formado por quatro mulheres cantoras, Thaise Gadelha (teclado e vocal), Gracinha Carvalho (vocal), Ariadne Lima (vocal) e Germana Sales (percussão), e conta também com a participação dos músicos Betinho Muniz (teclado), Glauco Andreza (bateria) e Adriano Ismael (baixo).

O show na capital será teatro de Arena do Espaço Cultural. Em Campina Grande, a apresentação será auditório do Centro de Convenções - Garden Hotel e a abertura será feita pelo duo Fábio Dantas e Júnior Menezes que interpretaram canções de Chico Buarque no show intitulado “Chico em Voz e Piano”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp