icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Quatro exposições do Setembro Fotográfico serão abertas nesta sexta-feira

Estação Cabo Branco, Casarão 34 e Centro Cultural de São Francisco abrigam exposições do "Setembro Fotográfico"

Publicado em 24/09/2011 às 6:30

Se o mês de agosto foi das letras em João Pessoa, o mês de setembro pertence às lentes fotográficas. O 'Setembro Fotográfico', evento que tem curadoria de Gustavo Moura e promove, até a próxima sexta-feira, exposições, oficinas, palestras e lançamentos de livros, arma um verdadeiro tripé usando como base três espaços da capital: a Estação Cabo Branco, o Casarão 34 e o Centro Cultural São Francisco.

Com início hoje, às 19h, na Estação Cabo Branco, o projeto lança o catálogo Fotografia Paraibana, publicação com 45 imagens de 15 fotógrafos naturais ou radicados no estado. Entre os profissionais que integram o volume, que conta com o patrocínio da Fundação de João Pessoa (Funjope) e da Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), destacam-se os nomes de Francisco Dantas, Paulo Rossi, Antonio David, Artur e Gustavo Maia e Rafael Passos.

Além de uma coletiva inspirada no livro, a Estação Cabo Branco está abrindo para a visita algumas exposições que integram o circuito do 'Setembro Fotográfico': Retratista, de Antonio Augusto Fontes; Brasileiro Futebol Clube, de Ed Viggiani e Mi AMas VIN, de Marcelo Buainain.

O foco do 'Setembro Fotográfico', porém, parece mesmo pousado nas atividades que começam hoje no Casarão 34 e no Centro Cultural São Francisco. Neste, o mineiro Pedro David exibe os 13 trabalhos que compõem a individual Homem de Pedra. Naquele, David ministra uma oficina no domingo e na segunda-feira, das 14h às 18h, intitulada 'Fotografia de Busca'.

RESIDÊNCIA MÓVEL
Em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA, o fotógrafo afirmou que as paisagens captadas por sua câmera foram visitadas durante o período de uma inusitada 'residência' artística : "Adaptei o projeto enviado ao Salão de Artes de Pernambuco de 2009 para uma espécie de 'residência móvel', que ia do norte de Minas Gerais até o sertão de Pernambuco", conta David.

Segundo o artista mineiro, a Paraíba chegou a ser incluída como destino da sua excursão, mas as imagens obtidas aqui, na região do Cariri, não estão expostas entre a série de obras exibidas no Centro Cultural São Francisco.

Com relação à oficina, David explica que ela centra-se nos seguintes pilares: a retrospectiva do seu trabalho, o trabalho de artistas que influenciaram sua linguagem, como Miguel Rio Branco, Larry Clark e Amílcar de Castro, e os trabalhos dos próprios oficineiros, que também podem trazer suas influências pessoais para o contexto das sessões no início da semana.

Grande ícone do 'Setembro Fotográfico', Romero Cavalcanti, fotógrafo paraibano radicado no Rio de Janeiro, também vem à terra natal com exposição e oficina. Suas Ex-Fotos podem ser vistas a partir de amanhã, até outubro, no Casarão 34. Já a oficina em que ensina sua técnica de 'Recorte da imagem a partir da fotografia', pode ser acompanhada na terça e na quarta-feira, das 15h às 18h, também no Casarão 34. A programação é inteiramente gratuita.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp