icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

‘Que forrozinho bom...’ Trios mantém tradição junina durante o São João

Trios de forró farão 300 tocadas no Parque do Povo, em Campina Grande.

Publicado em 27/05/2018 às 7:00 | Atualizado em 28/05/2018 às 10:26


                                        
                                            ‘Que forrozinho bom...’ Trios mantém tradição junina durante o São João

				
					‘Que forrozinho bom...’ Trios mantém tradição junina durante o São João
Trio Forró Campina (Foto:Jimmy Allinson/Arquivo Pessoal).

'Que forrozinho bom parece caiu do céu...' O trecho da música é um dos sucessos escritos pelo compositor Antônio Barros, destaque nas festas juninas comemoradas na região do Nordeste durante a década de 1970. Apesar do longo tempo para atualidade, o sucesso do compositor permanece em evidência como uma das músicas sempre tocadas por trios de forró durante o período.

Segundo Jimmy Allinson, de 38 anos, integrante do trio 'Forró Campina' formado há 12 anos na cidade de Campina Grande, a participação dos trios de forró nas programações juninas mantém viva à cultura não apenas no aspecto das composições da música regional, como também, representa a origem do festejo ao som da sanfona, zabumba e o triângulo. "Hoje não tem como realizar o São João apenas ao som dos trios de forró, mas eles têm seu espaço dentro do evento e isso representa muito pra gente que gosta da música nordestina, a música de raiz", disse.

>> Confira a programação do São João 2018 nas cidades da Paraíba

Ainda sobre o aspecto histórico cultural, Jimmy Allinson revela que o trio 'Forró Campina' surgiu do sentimento de valorização ao festejo junino. Ele faz parte do trio como cantor e também toca triângulo ao lado de Erivan Ferreira (zabumba) e Dinho (acordeon).  “A formação do trio é curiosa porque ela surgiu de uma inquietação de manter vivo o sentimento  nordestino de amor pela música de raiz cantada por Luiz Gonzaga, Marinês e outros tantos artistas. Então, pra gente é uma alegria grande o período do São João", ressaltou.

>>> “Não é como antigamente, mas cresceu muito”, conta vendedor que trabalha no São João há 35 anos

A sanfoneira Marimélia Matias, de 43 anos, também faz parte de um trio de forró na cidade de Campina Grande. Ela se apresenta ao lado de João (voz e triângulo) e Luis Carlos (zabumba) há 15 anos em programações juninas do São João na formação do trio 'Guerreiros do Forró'. "O ritmo é acelerado o São João inteiro, são aproximadamente 26 tocadas no período de 30 dias. Os trios de forró sempre vão ter espaço na festa junina e isso não impede que exista outros estilos. Tem público para todos os gostos ", enfatizou.

O professor do curso de música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vladimir Alexandre, explica que a participação dos trios de forró no São João representa o simbolismo da festa. "A presença dos trios de forró nas festas juninas hoje é de extrema importância, sobretudo, porque possibilita conectar as pessoas ao passado da festa, levando o visitante, o turista a entender como tudo começou. Esse simbolismo é essencial para valorização da cultura e mantêm vivo também os sucessos musicais do São João raiz", disse.

>>> Trabalhadores revelam bastidores de organização do Parque do Povo para o São João

Segundo a Aliança Comunicação e Cultura, empresa organizadora do São João de Campina Grande 2018,  os trios de forró farão 300 tocadas no Parque do Povo durante a programação junina que acontecerá na cidade no período de 1º de junho a 1º de julho. As tocadas vão ser realizadas em palcos alternativos, instalados dentro do espaço da festa, e acontecem paralelamente as apresentações de outras atrações musicais no palco principal do evento.

Imagem

Epitácio Germano

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp