CULTURA
‘Que forrozinho bom...’ Trios mantém tradição junina durante o São João
Trios de forró farão 300 tocadas no Parque do Povo, em Campina Grande.
Publicado em 27/05/2018 às 7:00 | Atualizado em 28/05/2018 às 10:26
'Que forrozinho bom parece caiu do céu...' O trecho da música é um dos sucessos escritos pelo compositor Antônio Barros, destaque nas festas juninas comemoradas na região do Nordeste durante a década de 1970. Apesar do longo tempo para atualidade, o sucesso do compositor permanece em evidência como uma das músicas sempre tocadas por trios de forró durante o período.
Segundo Jimmy Allinson, de 38 anos, integrante do trio 'Forró Campina' formado há 12 anos na cidade de Campina Grande, a participação dos trios de forró nas programações juninas mantém viva à cultura não apenas no aspecto das composições da música regional, como também, representa a origem do festejo ao som da sanfona, zabumba e o triângulo. "Hoje não tem como realizar o São João apenas ao som dos trios de forró, mas eles têm seu espaço dentro do evento e isso representa muito pra gente que gosta da música nordestina, a música de raiz", disse.
>> Confira a programação do São João 2018 nas cidades da Paraíba
Ainda sobre o aspecto histórico cultural, Jimmy Allinson revela que o trio 'Forró Campina' surgiu do sentimento de valorização ao festejo junino. Ele faz parte do trio como cantor e também toca triângulo ao lado de Erivan Ferreira (zabumba) e Dinho (acordeon). “A formação do trio é curiosa porque ela surgiu de uma inquietação de manter vivo o sentimento nordestino de amor pela música de raiz cantada por Luiz Gonzaga, Marinês e outros tantos artistas. Então, pra gente é uma alegria grande o período do São João", ressaltou.
>>> “Não é como antigamente, mas cresceu muito”, conta vendedor que trabalha no São João há 35 anos
A sanfoneira Marimélia Matias, de 43 anos, também faz parte de um trio de forró na cidade de Campina Grande. Ela se apresenta ao lado de João (voz e triângulo) e Luis Carlos (zabumba) há 15 anos em programações juninas do São João na formação do trio 'Guerreiros do Forró'. "O ritmo é acelerado o São João inteiro, são aproximadamente 26 tocadas no período de 30 dias. Os trios de forró sempre vão ter espaço na festa junina e isso não impede que exista outros estilos. Tem público para todos os gostos ", enfatizou.
O professor do curso de música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vladimir Alexandre, explica que a participação dos trios de forró no São João representa o simbolismo da festa. "A presença dos trios de forró nas festas juninas hoje é de extrema importância, sobretudo, porque possibilita conectar as pessoas ao passado da festa, levando o visitante, o turista a entender como tudo começou. Esse simbolismo é essencial para valorização da cultura e mantêm vivo também os sucessos musicais do São João raiz", disse.
>>> Trabalhadores revelam bastidores de organização do Parque do Povo para o São João
Segundo a Aliança Comunicação e Cultura, empresa organizadora do São João de Campina Grande 2018, os trios de forró farão 300 tocadas no Parque do Povo durante a programação junina que acontecerá na cidade no período de 1º de junho a 1º de julho. As tocadas vão ser realizadas em palcos alternativos, instalados dentro do espaço da festa, e acontecem paralelamente as apresentações de outras atrações musicais no palco principal do evento.
Comentários