CULTURA
Quinteto francês vai mostrar jazz cigano nesta segunda
Os franceses são a grande atração desta segunda-feira (6) da Mimo em João Pessoa. A apresentação terá início a partir das 19h30, na Igreja da Misericórdia, no Centro. A abertura será com grupo Camerata Arte Mulher.
Publicado em 05/09/2010 às 14:29
De Astier Basílio do Jornal da Paraíba
Quando se fala em jazz, para aqueles que são amantes da música, mas que não são especialistas, talvez os primeiros nomes que nos cheguem à lembrança sejam de feras como John Coltrane, Duke Ellington, Ornette Coleman, Chet Baker... Dentre as várias linhas de jazz, uma delas tem um toque todo europeu, o jazz cigano. O seu criador foi o músico belga Django Reinhart (1910-1953). O estilo teve como base ingredientes do folclore indiano e do swing.
Um grupo de jovens músicos franceses encontrou em Reinhart sua grande influência. Tanto é pegaram para o nome de sua banda, Selmer # 607, da marca do violão utilizado por seu grande ídolo. Ao todo, são seis garotos, todos com menos de 30 anos e em seu currículo menos de dois discos gravados que compõem a banda. Os franceses são a grande atração desta segunda-feira (6) da Mimo em João Pessoa. A apresentação terá início a partir das 19h30, na Igreja da Misericórdia, no Centro. A abertura será com grupo Camerata Arte Mulher.
Fazendo releituras de compositores clássicos como Miles Davis, John Coltrane, Richard Galliano e, claro, Django Reinhardt, o grupo Selmer #607 promete ser uma grande pedida para os amantes da música. (Astier Basílio)
Comentários