icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Quinze dias antes do Oscar, DiCaprio e 'O Regresso' conquistam o Bafta

Quantidade de prêmios que DiCaprio tem acumulado pelo mundo o coloca como aposta certa na premiação americana.

Publicado em 16/02/2016 às 7:01

Independente dos concorrentes ao Oscar de Melhor Ator, o peso dos troféus que Leonardo DiCaprio está acumulando pelo mundo o coloca como aposta certa para subir ao palco com discurso na mão no próximo dia 28.

Neste último domingo, o reconhecimento se deu por parte da Academia Britânica na edição do Bafta. Antes, ele tinha sido indicado por O Aviador (2004), Os Infiltrados (2006) e O Lobo de Wall Street (2013), coincidentemente todos dirigidos por Martin Scorsese. Agora, seu papel do explorador atacado por um urso no século 19 em O Regresso lhe valeu o inédito prêmio.

Além desta categoria, o longa do mexicano Alejandro González Iñárritu (ainda em cartaz nos cinemas paraibanos) rendeu mais quatro estatuetas: Melhor Filme, Diretor, Edição de Som e Fotografia.
Aliás, o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki coleciona os troféus do 'Oscar britânico'. Esse é o quarto na categoria, juntando-se aos planos-sequência e virtuosismo técnico em filmes como Filhos da Esperança (2007), Gravidade (2013) e Birdman (2014), esse último o único prêmio que a produção dirigida pelo conterrâneo Iñárritu levou no ano passado.

Esse prestígio todo pode dar ao Lubezki seu terceiro Oscar seguido (um dos que podem derrubá-lo é o veterano John Seale por Mad Max: Estrada da Fúria).

Pelo que está se vendo nas principais premiações, O Regresso pode render ao seu realizador o seleto feito de ganhar a estatueta dourada por dois anos consecutivos. Na História do Oscar, apenas John Ford ganhou em 1941 e 42 (por As Vinhas da Ira e Como Era Verde o Meu Vale) e Joseph L. Mankiewicz em 1950 e 51 (por Quem é o Infiel? e A Malvada).

Voltando ao Bafta, Mad Max: Estrada da Fúria foi o vice-campeão da edição com quatro prêmios técnicos. Além de Leonardo DiCaprio, outra que é mais do que favorita é Brie Larson, que novamente ganhou pelo papel de mãe que encobre a realidade do cativeiro para o filho pequeno no drama O Quarto de Jack.

Na seção dos coadjuvantes, a irregular jornada de premiação da britânica Kate Winslet pela cinebiografia Steve Jobs rendeu mais frutos. Já na ala masculina, sem o nome de Sylvester Stallone (Creed: Nascido para Lutar), o troféu ficou com o também britânico Mark Rylance pela sua interpretação em Ponte dos Espiões.

Se engana quem acha que os filmes líderes de indicações geralmente se dão bem nas listas de vencedores. O Bafta de Melhor Ator Coadjuvante foi o único troféu do filme de espionagem de Steven Spielberg, que estava em nove categorias.

Pior foi Carol, de Todd Haynes, que também tinha o mesmo número de indicações de Ponte dos Espiões e não levou absolutamente nada – assim como também foi escrito no Globo de Ouro.
Uma curiosidade: por estrear tardiamente na Europa, o argentino Relatos Selvagens foi o Melhor Filme Estrangeiro.

Confira os vencedores do Bafta 2016:

Melhor Filme: O Regresso
Melhor Diretor: Alejandro González Iñárritu (O Regresso)
Melhor Filme Britânico: Brooklin
Melhor Ator: Leonardo DiCaprio (O Regresso)
Melhor Ator Coadjuvante: Mark Rylance (Ponte dos Espiões)
Melhor Atriz: Brie Larson (O Quarto de Jack)
Melhor Atriz Coadjuvante: Kate Winslet (Steve Jobs)
Melhor Roteiro Original: Spotlight – Segredos Revelados
Melhor Roteiro Adaptado: A Grande Aposta
Melhor Maquiagem: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Fotografia: O Regresso
Melhor Documentário: Amy
Melhor Trilha Original: Os 8 Odiados
Melhor Curta Britânico: Operator
Melhor Curta de Animação Britânico: Edmond
Melhor Edição: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Animação: Divertida Mente
Melhor Edição de Som: O Regresso
Melhores Efeitos Visuais: Star Wars: O Despertar da Força
Melhor Figurino: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Direção de Arte: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Filme de Estreia: Theeb
Melhor Filme em Língua Estrangeira: Relatos Selvagens (Argentina)
Prêmio 'Estrela em Ascensão': John Boyega

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp