icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Radiografia de uma luta

Projeto 'Cinema pela Verdade' exibe nesta quinta-feira (14) o documentário Hércules; sessão acontecerá no Campus V da UEPB.

Publicado em 14/06/2012 às 6:00


Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia, o projeto 'Cinema pela Verdade' exibe gratuitamente nesta quinta-feira, às 19h, no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizada no bairro do Cristo, em João Pessoa, o documentário Hércules 56 (2006), com a presença do diretor Sílvio Da-Rin.

O nome do longa se refere ao avião militar que transportou para o exílio os presos políticos trocados pelo embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, sequestrado por organizações de extrema-esquerda em setembro de 1969, durante a Ditadura Militar no Brasil.

Exibido no Fest Aruanda quando foi lançado, o documentário nasceu quando o diretor teve uma "insatisfação crescente" observando que o período foi "muito mal representado" pelas lentes dos filmes sobre aquele período. "Convoquei as pessoas para relatar como foi o evento, sendo o mais fiel e colocando os pingos nos 'is'", conta Da-Rin em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA.

Entre os filmes mais famosos sobre a época e o sequestro se encontra O Que É Isso, Companheiro? (1997), longa dramatizado por Bruno Barreto e indicado ao Oscar de melhor Filme Estrangeiro.

Hércules 56 conta com o depoimento dos sobreviventes, imagens de arquivo da época, além de material inédito de agências de notícias dos Estados Unidos, Cuba, França e México. Dos 15 presos políticos trocados pelo embaixador, seis já haviam morrido quando as filmagens aconteceram.

Militante de uma organização de esquerda nos anos 1960, Da-Rin chegou a ser preso pelo regime duas vezes. "O documentário é um esclarecimento sobre os anos de Ditadura, onde a juventude e os meus contemporâneos possam pensar com mais informações sobre aquela época."

Depois da exibição, o realizador carioca participará de uma discussão com os presentes e professores das áreas de História, Direito, Ciências Sociais, entre outros.

'PARALELO 10'
Paralelo 10, o novo documentário de Da-Rin, retrata o pioneiro e arriscado trabalho realizado em uma pequena base da Funai, no Acre, próximo à fronteira com o Peru.

Em instalações simples, no meio da selva, o sertanista José Carlos Meirelles e o antropólogo Terri Aquino levam adiante a missão de proteger os índios isolados da região.

Rodando o país, o longa ainda permanece inédito no Nordeste. O filme será lançado em DVD no mês de agosto.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp