CULTURA
Radiografia de uma luta
Projeto 'Cinema pela Verdade' exibe nesta quinta-feira (14) o documentário Hércules; sessão acontecerá no Campus V da UEPB.
Publicado em 14/06/2012 às 6:00
Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia, o projeto 'Cinema pela Verdade' exibe gratuitamente nesta quinta-feira, às 19h, no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizada no bairro do Cristo, em João Pessoa, o documentário Hércules 56 (2006), com a presença do diretor Sílvio Da-Rin.
O nome do longa se refere ao avião militar que transportou para o exílio os presos políticos trocados pelo embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, sequestrado por organizações de extrema-esquerda em setembro de 1969, durante a Ditadura Militar no Brasil.
Exibido no Fest Aruanda quando foi lançado, o documentário nasceu quando o diretor teve uma "insatisfação crescente" observando que o período foi "muito mal representado" pelas lentes dos filmes sobre aquele período. "Convoquei as pessoas para relatar como foi o evento, sendo o mais fiel e colocando os pingos nos 'is'", conta Da-Rin em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA.
Entre os filmes mais famosos sobre a época e o sequestro se encontra O Que É Isso, Companheiro? (1997), longa dramatizado por Bruno Barreto e indicado ao Oscar de melhor Filme Estrangeiro.
Hércules 56 conta com o depoimento dos sobreviventes, imagens de arquivo da época, além de material inédito de agências de notícias dos Estados Unidos, Cuba, França e México. Dos 15 presos políticos trocados pelo embaixador, seis já haviam morrido quando as filmagens aconteceram.
Militante de uma organização de esquerda nos anos 1960, Da-Rin chegou a ser preso pelo regime duas vezes. "O documentário é um esclarecimento sobre os anos de Ditadura, onde a juventude e os meus contemporâneos possam pensar com mais informações sobre aquela época."
Depois da exibição, o realizador carioca participará de uma discussão com os presentes e professores das áreas de História, Direito, Ciências Sociais, entre outros.
'PARALELO 10'
Paralelo 10, o novo documentário de Da-Rin, retrata o pioneiro e arriscado trabalho realizado em uma pequena base da Funai, no Acre, próximo à fronteira com o Peru.
Em instalações simples, no meio da selva, o sertanista José Carlos Meirelles e o antropólogo Terri Aquino levam adiante a missão de proteger os índios isolados da região.
Rodando o país, o longa ainda permanece inédito no Nordeste. O filme será lançado em DVD no mês de agosto.
Comentários