CULTURA
Realidade de um sequestro
Baseado em uma história verídica e estrelado por Tom Hanks 'Capitão Phillips' estreia nesta sexta-feira (8) em João Pessoa.
Publicado em 08/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:52
Chega o fim do ano e começa a se revelar na telona os prováveis candidatos ao Oscar 2014. Ou pelo menos começam as especulações.
De olho na sua 5ª indicação na categoria de Melhor Ator, Tom Hanks interpreta o protagonista em Capitão Phillips (Captain Phillips, EUA, 2013), filme baseado em uma história verídica (outro aspecto que a Academia de Hollywood gosta) que estreia em João Pessoa a partir desta sexta-feira.
Em 2009, um cargueiro norte-americano Maersk Alabama foi sequestrado por um grupo de piratas somalis. O filme se concentra no embate entre capitães: o comandante da embarcação mercante (Hanks) e o pirata Muse (Barkhad Abdi) que o toma como refém. No impasse que se segue, ao longo de 145 milhas da costa da Somália, os dois irão encontrar-se à mercê de forças que vão além de seu controle.
Baseado no livro autobiográfico de Richard Phillips, A Captain's Duty (inédito no Brasil), a direção ficou por conta de Paul Greengrass (indicado ao Oscar pelo filme Voo United 93), que decidiu filmar com a câmera nos ombros, bem perto dos atores, para criar uma história mais próxima da realidade, fruto da sua veia documental.
“Os momentos de crise criam um balé de tensão que vai se sobrepondo”, chegou a explicar o cineasta britânico em uma avant-première. “Se a tensão é capturada sem sentimentalismos, você descobre o que é subjacente a ela: a humanidade e a compaixão”.
A aproximação do real promovida pelo realizador fez com que Tom Hanks – que já ganhou a estatueta dourada por Filadélfia (1993) e Forrest Gump (1994) – tivesse seu primeiro contato com os intérpretes dos piratas somente na hora das filmagens.
“Isto deu uma vantagem aos atores e à equipe”, apontou Paul Greengrass. “Todos eles eram antagonistas naquele momento e isto também é percebido na tela”.
'O CONSELHEIRO DO CRIME' EM CG
Estreia apenas em Campina Grande o thriller O Conselheiro do Crime (The Counselor, EUA, 2013), primeiro roteiro original de Cormac McCarthy, autor dos romances que deram origem aos filmes Onde os Fracos Não Têm Vez (2007) e A Estrada (2009).
Dirigido por Ridley Scott (Blade Runner, Alien), o filme mostra um advogado (Michael Fassbender, de Shame) que decide juntar dinheiro participando de um dos esquemas ilegais e milionários de drogas organizados por seus clientes. Mas quando a execução do esquema não ocorre como planejada, ele se torna visado pelos chefes de um cartel mexicano.
Completando o elenco de dar inveja a muitos diretores estão estrelas como Penelope Cruz (Para Roma Com Amor), Cameron Diaz (Vanilla Sky), Brad Pitt (Guerra Mundial Z) e Javier Bardem (o vilão de 007 - Operação Skyfall).
BOICOTE AO DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS
A animação Bons de Bico (Free Birds, EUA, 2013) entra em cartaz nas salas de João Pessoa e Campina Grande a partir desta sexta-feira. A trama gira em torno de dois perus (Leandro Hassum e Marcius Melhem na dublagem nacional) que possuem poucas afinidades um com o outro.
Eles são obrigados a colocar as diferenças de lado ao embarcarem em uma aventura inusitada: as aves viajarão no tempo para tentar mudar os rumos da história, impedindo que o peru se torne um prato tradicional em festas e feriados como o Dia de Ação de Graças. Com direção de Jimmy Hayward (de Horton e o Mundo dos Quem), o longa-metragem está disponível apenas em cópias dubladas (em 3D e convencional).
Comentários