CULTURA
Rede abre para novos artistas
Exposição é composta por 25 obras, entre desenhos, colagens e pinturas; mostra é a terceira desde a inauguração do espaço.
Publicado em 01/02/2014 às 6:00
Fundada em outubro, a Rede Arte Contemporânea abre suas portas neste sábado, em João Pessoa, para uma nova geração de artistas: A Arte Surge Assim, na Rede, coletiva que fica em cartaz até 1º de março na galeria localizada no bairro de Manaíra, reúne nomes em ascensão no cenário artístico da Paraíba.
A exposição que recebe o público a partir das 18h é composta por 25 obras, entre desenhos, colagens e pinturas. A mostra é a terceira desde a inauguração do espaço; primeira da temporada de 2014.
A curadoria de Dyógenes Chaves selecionou cinco artistas que foram destaque no circuito recente: Danielle Travassos, Thiago Trapo, Cristina Carvalho, Alberto Moreira e Francisco Milhorança.
Segundo o curador, a ideia era se espelhar nos parâmetros internacionais para revelar talentos ainda negligenciados por um sistema que investe em artistas consolidados.
"Na Europa, Ásia e Estados Unidos há uma inversão de fluxo.
Primeiramente, as galerias comerciais é que lançam os novos artistas que, em sua maioria surgem mesmo é nos bancos universitários, algo raro no Brasil em função da pequena quantidade de cursos de artes", explica Dyógenes, no texto de apresentação da mostra.
O caçula da turma convidada para A Arte Surge Assim, na Rede é Thiago Trapo, que foi descoberto pelo ciclo de jovens talentos da Aliança Francesa e montou a individual Lunares, no ano passado.
Os mais maduros são Alberto Moreira e Francisco Milhorança, que já transitaram pelos eixos hegemônicos das artes visuais no Brasil e no exterior (Milhorança é paulista e mora na Paraíba desde 2008).
Danielle Travassos e Cristina Carvalho completam o time. As duas são egressas do curso de artes visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e estão construindo a trajetória nos salões e eventos da capital e interior.
Comentários