CULTURA
Rede Globo estreia canal infantil
Na onda de crescimento da TV fechada, o novo canal Gloob terá programação voltada para crianças de 5 a 8 anos.
Publicado em 03/06/2012 às 8:00
No último ano, a taxa de brasileiros que consomem TV paga bateu recorde de crescimento de 21,2%, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). E com cada vez menos opções de programas na TV aberta para crianças, canais fechados estão sendo criados exclusivamente para esse público, que pode ver desde desenhos clássicos a séries educativas.
A Globo anunciou há meses a substituição de seu único infantil exibido durante a semana -a ‘TV Globinho’. Em compensação, deve lançar no dia 16 de junho um novo canal pago só para a criançada, o Gloob. “O foco principal são as crianças entre 5 e 8 anos, além de seus familiares. A ideia é aliar educação com entretenimento”, explica o diretor da emissora, Paulo Marinho.
A grade de programação deve misturar produções internacionais e nacionais. “Um dos destaques brasileiros é a série “‘Detetives do Prédio Azul’. Já entre as importadas, está a animação cômica francesa ‘Chaplin’, sobre Carlitos, personagem histórico do artista”.
FUNÇÃO
Segundo a psicóloga Maria Alice Diomede, especialista em crianças e adolescentes, programas didáticos não são os únicos que devem ser vistos pela garotada na TV. “Os pais devem observar o conteúdo de tudo o que seus filhos veem, mas deve haver ponderação quanto ao controle desse conteúdo, que não precisa necessariamente ter função pedagógica”, diz.
Para ela, alguns adultos dão à TV uma função que não é dela.
“Alguns pais se preocupam demais com isso, mas não entendem que os verdadeiros exemplos não estão no que os filhos veem na TV, mas em casa”, explica. “Televisão é entretenimento, principalmente. E, apesar de poder ser uma aliada, não tem o dever de educar ninguém”.
Comentários