CULTURA
Redescobrindo o Brasil
Dirigido por Cao Hamburger, longa ' Xingu', que virou minissérie da Globo, chega às prateleiras das lojas em DVD e Blu-ray.
Publicado em 03/01/2013 às 6:00
Apesar da fraca bilheteria (360 mil espectadores em nove semanas) no ano passado, Xingu (Brasil, 2012) virou minissérie, em quatro capítulos exibidos pela Rede Globo, na semana passada, e acaba de chegar nas lojas em DVD (Sony Pictures).
Dirigido por Cao Hamburger (O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias), o filme conta a história dos Irmãos Villas-Bôas, líderes da Expedição Roncador-Xingu, que desbravou o Planalto Central em meados dos anos 1940.
No papel dos sertanistas Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, Felipe Camargo, João Miguel e Caio Blat conduzem a aventura por 1.500 quilômetros de florestas, 1.000 quilômetros de rios percorridos e 14 tribos contatadas em uma marcha pioneira que teve como resultado a fundação do Parque Indígena do Xingu.
Com mais de 50 anos de palco, o ator Fernando Teixeira (do Grupo Bigorna) faz uma participação especial no drama, que foi selecionado para a mostra 'Panorama' do Festival de Berlim 2012 e foi o filme de abertura do 8º Amazonas Film Festival, em novembro de 2011.
Conforme o diretor Cao Hamburger explica no material de divulgação do longa, os índios que participam das cenas são povos nativos com os quais a produção entrou em contato dois anos antes da gravação de Xingu.
"Mantivemos um contato intenso tanto para explicar o que significaria uma equipe de filmagem entre eles como para trazê-los para o filme. O roteiro já foi feito com base nos relatos deles e no ponto de vista que eles têm sobre a própria história.
Foram nossos parceiros desde o começo", afirmou Hamburger sobre o seu terceiro filme.
Comentários