icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Reformulação do Homem de Aço ganha calhamaço luxuoso

'Superman - À Prova de Balas' é ilustrado por uma consteção de artistas como Ben Oliver, Rags Morales e Andy Kubert. 

Publicado em 24/05/2015 às 7:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 18:55

Recontar origens de ícones da cultura pop é uma tarefa ingrata, principalmente colocando uma perspectiva mais atualizada. O roteirista escocês Grant Morrison – que tem no seu currículo uma verdadeira ode à mitologia do Homem de Aço, Grandes Astros: Superman –, retorna para tal missão de reformulação na fase denominada Os Novos 52!

Antes publicada na revista do personagem, o resultado agora é reunido em um calhamaço intitulado Superman - À Prova de Balas (Panini, formato 17 x 26 cm, 680 páginas, R$ 158,00), ilustrado por uma constelação de artistas como Rags Morales, Andy Kubert, Cully Hamner, Gene Ha, Ben Oliver, dentre outros.

Respeitando os primórdios do super-herói, onde ele apenas saltava prédios no final dos anos 1930, Morrison coloca uma calça jeans no jovem e inexperiente Superman, que inicialmente também não possui a capacidade de voar.

“Como um guitarrista numa banda de garotos de 17 anos, a experiência nem conta muito – ele só vai lá e toca”, conta o autor nos extras da edição. “É um super-herói – não tem o que pensar. Ele é um garoto que não está mais com os Kent. Ambos estão mortos e, de repente, ele pensa, ‘Eu sou a coisa mais poderosa no planeta. É hora de começar uma limpeza!’ (risos) Parecia a mim que era possível fazer uma história muito boa de um jovem que não está pensando no que está fazendo – só está ali porque sente que é o certo”.

Os outros personagens também ganham destaque no reboot, como um certo arqui-inimigo calvo do Homem de Aço. “Superman representa nosso melhor e Lex Luthor, nosso pior... Mas ambos somos nós”, teoriza Grant Morrison. “Eu queria que ele fosse a personificação de nossos piores traços. São eles que nos tornam humanos”.

A eterna namorada de Superman, mas com o espírito independente e destemido, Lois Lane tem lugar de destaque na galeria de coadjuvantes. “Lois é uma filha de militar, mais se tornou uma jornalista idealista para irritar os pais. Ela é a garota das baladas, ela é esperta, ela é inteligente – Ela é a Lady Gaga!”, brinca.

Em À Prova de Balas, vemos o protagonista enfrentar cientistas insanos, empresários corruptos, um exército anti-Superman e até seres da Quinta Dimensão.
Até seu alter ego muda de nome e profissão quando decide “morrer”: o bombeiro Johnny Clark. Outro destaque é o retorno de Calvin Ellis, o Superman negro agora com um visual baseado no presidente dos EUA, Barack Obama.

O planeta natal, a Zona Fantasma e o cachorro alienígena Krypto também ganham novas roupagens na ótica de Grant Morrison.

Nas 50 páginas de extras, além de comentários dos autores, capas e vários esboços.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp