CULTURA
Remontando uma guerra
Exposição fotográfica 'Redescobrindo a Jornada de Meu Pai' da artista plástica Eliane Velozo, traz à tona lembranças da Segunda Guerra Mundial.
Publicado em 12/04/2012 às 6:30
Como tatuagem, as marcas da Segunda Guerra Mundial ficaram na mente dos membros da Força Expedicionária Brasileira (FEB), força militar brasileira que lutou junto com os Aliados na Itália nos anos 1940.
Com a curiosidade de revisitar os caminhos percorridos pelo pai, um dos personagens do momento histórico, a artista plástica pernambucana Eliane Velozo abre, nesta quinta-feira, a exposição fotográfica Redescobrindo a Jornada de Meu Pai, às 19h, na Estação Cabo Branco, em João Pessoa.
Serão expostas, no segundo pavimento da Torre Mirante, cerca de 40 fotografias que emolduram a vida de seu pai, Gastão Veloso de Melo, pracinha de 88 anos. De acordo com a filha do veterano, a ideia do projeto veio pela procura de preencher os hiatos da compreensão de uma guerra.
A fotógrafa registrou o seu percurso, desde o nascimento, sua vida como agricultor em Lajedo, o alistamento militar, em 1942, embarque para a Itália, fazendo parte do 5º Escalão de Embarque, e seu retorno ao país, em outubro de 1945. “A história do meu pai também é registrada em pequenos textos e falas dele”, comenta.
DIÁRIO DE VIAGEM
Em 2011, Eliane Velozo viajou para a Europa para refazer os passos do seu genitor por três meses. Em terras italianas, ela recebeu auxílio de Márcio Pereira, pesquisador também filho de veterano que apoia quem quiser pesquisar sobre a Segunda Guerra.
Ela observa que em vários lugares, como em Pistóia, existem monumentos homenageando os “generosos brasileiros”, chamados assim pela sua solidariedade em dividir o alimento com a população faminta na época. A província também receberá a exposição no dia 12 de maio.
Além da mostra, toda sua trajetória foi registrada em um blog (www.jornadademeupai.blogspot.com), com fotos, textos, mapas, rotas e vídeos.
"A exposição fala da guerra em uma perspectiva de paz", define Eliane, que também faz um link com o Holocausto, em especial com a jovem Anne Frank, que "lutava pela vida, assim como meu pai."
Serviço
• REDESCOBRINDO A JORNADA DE MEU PAI. No Segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco (Av. João Cirillo da Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa), nesta quinta-feira, às 19h. Gratuito.
Comentários