CULTURA
Renato e Seus Blue Caps se apresentam em Campina Grande
Projeto Seis & Meia da prefeitura de Campina Grande em parceria com o Governo Federal apresentam Renato e Seus Blue Caps.
Publicado em 08/09/2008 às 15:41
Da Redação
com codecom-CG
O projeto Seis & Meia da prefeitura de Campina Grande em parceria com o Governo Federal apresentam neste dia 11 de setembro, próxima quinta-feira, no Teatro Municipal Severino Cabral, Renato e Seus Blue Caps, lendária banda da Jovem Guarda que ainda hoje atrai um grande público por onde se apresenta. A atração local será a conhecida cantora Naninha, que embalará os casais com seu repertório romântico.
A expectativa da Coordenadoria de Cultura local é de que o projeto registre um dos seus maiores públicos, devido ao grande fã clube que a banda possui na região. Os ingressos podem ser encontrados na bilheteria do Teatro Municipal a R$16 e R$8.
A Banda Renato e Seus Blue Caps foi formada no início dos anos 60 pelos irmãos Renato, Edson e Paulo Cesar, jovens moradores do bairro da Piedade, no Rio de Janeiro, com o nome Bacaninhas do Rock da Piedade. O primeiro nome foi censurado e o radialista Jair de Taumaturgo sugeriu o nome definitivo, inspirado no conjunto norte-americano Gene Vincent And His Blue Caps.
Tocaram no rádio e em programas de televisão, como Os Brotos Comandam, da TV Rio. Gravaram o primeiro compacto em 1962 e se destacaram principalmente pelas versões que faziam de músicas americanas, como "Menina Linda", versão de "I Should Have Known Better", "Até o Fim", versão de You Won't See Me" (ambas de Lennon/ McCartney) e "Escândalo", versão de "Shame And Scandal In The Family" (Donaldson/ Brown).
Já em 1963, Edson saiu do grupo e iniciou carreira solo com o nome Ed Wilson. Foi substituído por Erasmo Carlos, que teve uma participação breve no grupo. Tornaram-se um sucesso se apresentando no programa Jovem Guarda, em shows, festas e bailes. Renato teve composições gravadas por outros artistas, como Roberto Carlos e Leno e Lilian. Hoje o "Renato e Seus Blue Caps" é composto de Renato (guitarra), Cid (vocal), Gelson (bateria), Darci Velasco e Amadeu Signorelli (baixo e teclado).
Em 89, porém, Paulo Cezar novamente deixaria o grupo, que teria Luiz Cláudio em seu lugar, além de contratar o tecladista Darci. Luiz Cláudio ficaria no grupo até 1994, quando seria substituído por Amadeu. A volta ao disco ocorreu em 95, quando a banda participou da coletânea 30 anos da Jovem Guarda, produzida por Márcio Antonucci, dos Vips.
Em 96, foi a vez do disco Renato e Seus Blue Caps - 1996, lançado pela Globo Columbia. Já em 2000, os Blue Caps participam de 3 (três) Cds promocionais em homenagem a Roberto Carlos, e no final de 2001, o esperado disco Ao Vivo é lançado pela Warner, junto com mais 5 faixas inéditas.
Vale destacar que Renato e Seus Blue Caps jamais deixou de excursionar pelo país e realizar shows e apresentações. Atualmente, com 42 anos de carreira ininterruptos, o conjunto está prestes a entrar para o Guiness Book, como o mais antigo do planeta em atividade.
E uma prova da importância de Renato e Seus Blue Caps nesta "Era Digital", é o constante lançamento de seus discos e coletâneas em CD, mostrando que a música de Renato e Seus Blue Caps sobreviveram ao tempo, atravessou gerações, e se mantém viva, alegre e espontânea.
ATRAÇÃO LOCAL - Para abrir o show desta quinta feira a atração local ficará por conta da cantora paraibana Naninha. Ana Maria Bezerra de Melo nascida em Alagoa Nova PB, formada em direito pela UEPB é conhecida como Naninha a Rainha da Seresta, toca qualquer instrumento musical desde os quatro anos de idade, lotando as casas de shows principalmente nos estados vizinhos do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, como também na Paraíba.
Naninha por onde passa faz sucesso com seu público que é composto pelos amantes da seresta, para o show desta quinta, ela preparou o seu repertório com os grandes sucessos das serestas.
Comentários