CULTURA
Renda renascença da Paraíba será destaque no São Paulo Fashion Week
Trabalho das rendeiras do Cariri estará presente nas peças da coleção da estilista Fernanda Yamamoto.
Publicado em 19/10/2015 às 17:30
A Paraíba estará representada nesta quinta-feira (22)nas passarelas do São Paulo Fashion Week através das criações da estilista Fernanda Yamamoto e suas peças criadas com a renda renascença das rendeiras dos municípios de Camalaú, Monteiro, São João do Tigre, Zabelê e São Sebastião do Umbuzeiro, localizados no Cariri paraibano. A técnica é passada de geração para geração e hoje é considerada patrimônio cultural da Paraíba.
O tradicional trabalho manual realizado pelas rendeiras atraiu a atenção da estilista, que passou a realizar visitas frequentes à Paraíba com o intuito de conhecer melhor a técnica. “Foi uma experiência reveladora e continua sendo, porque é algo que realmente me transformou. Acho que nos permite descobrir todo o valor de um trabalho manual que é maravilhoso, que é nosso patrimônio, nossa cultura e a nossa essência. São mulheres que têm amor por aquilo que fazem e a gente descobre o que realmente importa, que são as pessoas por trás das roupas, as histórias que as roupas carregam e a alma que nelas existem”, afirmou a estilista.
Para a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Lu Maia, levar a renda renascença ao São Paulo Fashion Week é importante para a divulgação do produto e consolidação do artesanato paraibano no mundo da moda. “Vamos mostrar o que temos na Paraíba, o nosso artesanato tipo exportação. Estamos procurando abrir o mercado nacional e também o internacional, pois temos um produto de qualidade e que vem sendo reinventado com novos conceitos”, avaliou.
O estilista paraibano Romero Sousa foi o responsável por apresentar a renda renascença a Fernanda Yamamoto. Segundo ele, as peças produzidas conseguem dar um ar de sofisticação sem deixar de lado a tradição e essência da técnica tipicamente paraibana. “A coleção faz inúmeras referências ao Cariri, através de suas cores e tons. Foi uma experiência enriquecedora para todos, com troca mútua de conhecimento”, observou Romero.
De acordo com Romero Sousa, durante todo o trabalho houve a preocupação em valorizar o trabalho das rendeiras, buscando a melhor maneira de remunerá-las. Para a coleção, as artesãs receberam remunerações com o dobro do valor praticado normalmente no mercado.
A participação no São Paulo Fashion Week conta com o apoio do Programa de Artesanato da Paraíba; Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico; Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep); Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase); Empreender-PB; Secretaria da Mulher e Diversidade Humana; Sebrae; e Coletivo Feminista Cunhã.
Comentários