CULTURA
Rindo de medo
Escritor André Ricardo Aguiar lança seu novo livro 'Chá de Sumiço e Outros Poemas Assombrados' na Livraria Leitura, em João Pessoa.
Publicado em 11/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:55
"Fantasminha/não gosta de tomar café/(pode manchar o lençol)". A primeira estrofe do poema que empresta parte do seu título a Chá de Sumiço e Outros Poemas Assombrados (Autêntica, 32 páginas, R$ 29,00), novo livro de André Ricardo Aguiar, é uma amostra das 'sacadas' que pequenos e grandes leitores vão encontrar nesta reunião de poemas.
Ilustrado por Luyse Costa (Anayde Beiriz: Uma Biografia em Quadrinhos), a obra será lançada hoje, às 17h30, na Livraria Leitura, em João Pessoa. Em 25 textos curtos, André Ricardo extrai do sobrenatural sua dimensão de lirismo e humor.
“São poemas infantis, que brincam com um mundo de fantasmas e vampiros onde eu tento focar mais nas situações e personagens”, explica o poeta.
Entre os personagens e situações de Chá de Sumiço, Frankenstein pede literalmente a mão da noiva em casamento, Joãozinho teme o fantasma de sua galinha morta e o menor vampiro do mundo, que precisa de uma escada para alcançar os pescoços, conta suas desventuras.
Os versos dialogam com as ilustrações de Luyse Costa, que André conheceu a partir de trabalhos que a artista publicou enquanto morava em João Pessoa (atualmente ela está radicada em São Paulo). “Geralmente as editoras indicam os ilustradores, mas o traço dela tinha a leveza que o livro estava pedindo”, diz o autor. “Ela foi trabalhando e me passando as ilustrações poema a poema”.
Natural de Itabaiana, André Ricardo Aguiar lançou no ano passado Idade das Chuvas (2012), livro que concorreu ao Prêmio Portugal Telecom deste ano. Também prosador, membro do Clube do Conto da Paraíba, o escritor está atualmente reunindo material publicado na imprensa e na internet para organizar um volume de crônica e outro de contos. Também acabou de concluir um livro infantil inédito, com o título provisório de Gato na Árvore.
Comentários