icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Rivalidade à prova

Com Daniel Brühl e Chris Hemsworth, 'Rush - No Limite da Emoção' estreia nesta sexta-feira (13) nos cinemas de João Pessoa.

Publicado em 13/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:24

Nos anos 1970 era comum se morrer na pista, segundo o austríaco Niki Lauda, ex-piloto de Fórmula 1 que virou personagem em Rush - No Limite da Emoção (Rush, EUA, Reino Unido, Alemanha, 2013), filme de Ron Howard (Uma Mente Brilhante) que estreia nesta sexta somente em João Pessoa.

A rivalidade crescente entre Lauda (interpretado por Daniel Brühl, de Bastardos Inglórios) e o britânico James Hunt (Chris Hemsworth, o Thor do cinema) é colocada na telona, atingindo o ápice na lendária temporada de 1976, onde os pilotos de F1 disputavam ponto a ponto o título mundial.

Os dois foram o que poderia se classificar de verdadeiros antagonistas: Lauda era extremamente técnico e profissional. Já Hunt era agressivo e ostentava seu status de playboy fora e dentro dos autódromos.

“Lauda e Hunt eram astros do rock nas pistas: dois profissionais no topo de suas carreiras, numa época em que sexo era seguro, dirigir era perigoso e tudo era liberado”, diz o diretor Ron Howard.

O elenco ainda conta com Olivia Wilde (a 13 da série House) como a modelo Suzy Miller, esposa de Hunt.

No trailer oficial, pode-se observar que Howard evidencia as cenas de ação das corridas, apostando nessas sequências para render uma boa bilheteria nos Estados Unidos, onde o esporte não é tão popular assim.

Para transferir toda a emoção da velocidade dentro de um cockpit de um automóvel de F1, o cineasta apostou na música de Hans Zimmer (A Origem) e na fotografia do veterano Anthony Dod Mantle (que ganhou um Oscar por Quem Quer Ser um Milionário?). O roteiro ficou a cargo de Peter Morgan, parceiro do diretor em Frost/Nixon (2008).

O destaque das cenas mostradas no trailer fica por conta do Grande Prêmio Nürburgring, na Alemanha, onde Lauda, em sua Ferrari, sofreu um grave acidente e chegou a ser dado como morto após a cinematográfica batida.

BANDEIRADAS

Não é de hoje que as corridas são combustíveis para as produções. Longas como Grand Prix (1966), conduzido por John Frankenheimer, Roberto Carlos a 300 Km por Hora (1972), Dias de Trovão (1990), com Tom Cruise, Alta Velocidade (2001), com Stallone, e a animação Carros (2006) são alguns exemplos de pisar fundo no acelerador no cinema.
Pegando carona no ‘sinal verde’ do lançamento de Rush, a editora Benvirá está lançando no Brasil o livro Corrida para a Glória (384 páginas, R$ 39,90), de Tom Rubython, sobre a disputa de Lauda e Hunt.

CONFIRA OUTRAS ESTREIAS NA PB:

Invocação do Mal (The Conjuring, EUA, 2013)
Baseado em fatos reais, Patrick Wilson (o Coruja de Watchmen) e Vera Farmiga (Amor sem Escalas) são renomados investigadores de fenômenos paranormais que se depararam com a mais perigosa e poderosa entidade de suas carreiras. Estreia em JP e CG.

Aviões (Planes, EUA, 2013)
Na esteira da franquia Carros, trocando as pistas pelo ar, a nova animação da Disney apresenta Dusty, um avião que tem medo de altura e trabalha pulverizando plantações, mas que sonha participar de corridas internacionais. Estreia em JP e CG, com cópias em 3D e 2D.

Dose Dupla (2 Guns, EUA, 2013)
Baseado em uma HQ inédita no Brasil, o filme mostra um agente especial (Denzel Washington) e um perito em inteligência militar (Mark Wahlberg) contratados para roubar um banco. Logo, eles descobrem que devem investigar um ao outro. Apenas em JP.

Boa Sorte, Meu Amor (Brasil, 2012)
O filme pernambucano, que esteve na 3ª Mostra Noite de Estreia, mostra a relação de um jovem rico (Vinícius Zinn) que trabalha com demolição e uma estudante de música com alma de artista (Christiana Ubach). Estreia apenas em JP.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp