CULTURA
Roberto Carlos vem a JP com turnê de seus 50 anos de carreira
Data já está marcada: 3 de junho. Mas o local ainda não foi definido. Show de abertura acontece na terra natal do Rei.
Publicado em 25/03/2009 às 8:09
Ricardo Oliveira, do Jornal da Paraíba
São 50 anos de carreira do nome mais famoso da música popular brasileira. Roberto Carlos completa, no dia 19 de abril, seus 67 anos de idade e anteontem concedeu coletiva de imprensa confirmando que o dia do seu aniversário será o início de uma grande turnê pelo Brasil para celebrar sua carreira. João Pessoa está no roteiro e já tem data marcada: dia 3 de junho, mas ainda sem lugar confirmado, segundo a assessoria de imprensa dos espetáculos.
O show de abertura será na cidade natal do rei, Cachoeiro do Itapemirim (ES), onde ele não se apresenta há 14 anos. Depois disso, serão nada menos que 24 apresentações, passando por 20 cidades já confirmadas, em um pique considerável para quem está perto dos 70 anos, e passará mais de seis meses viajando, com poucas pausas.
"Voltar a Cachoeiro de Itapemirim é sempre uma grande emoção, ainda mais para celebrar meus 50 anos de carreira. Terei que fazer um grande esforço para não chorar a cada minuto”, comentou o cantor na coletiva desta segunda-feira. O show de maior porte acontecerá no Maracanã, para nada menos que 60 mil pessoas. “Penso e sinto como o povo”, frisa Roberto.
Os números da turnê são expressivos e impressionam quando agrupados. São 54 pessoas formando uma equipe, com suporte de um avião, dois ônibus, 60 carros e 40 vans. Detalhe específico para o mimo do cantor, que é apaixonado por rosas: serão lançadas, por toda turnê, mais de 3.400 rosas vermelhas e mais de 800 brancas. Tudo isso em apresentações que duram uma hora e meia.
O projeto é financiado pelo Itaú Cultural, que promove, além da turnê solo do cantor, uma série de programações especiais. Entre elas estão, ao menos, três de destaque que acontecerão em São Paulo e também contam com o rei nos palcos: ‘Elas Cantam Roberto Carlos’, para o qual são prometidas 14 grandes vozes femininas da música nacional interpretando as canções do rei; ‘Roberto Carlos Rock Symphony’, reunindo nomes do rock brasileiro; e ‘Emoções Sertanejas’, contando com duplas do estilo que também agrega multidões no país.
Exposição
Já para janeiro do ano que vem, toda a história de Roberto Carlos será contada na ‘Expo RC 50 anos’. A mostra tem curadoria de Marcello Dantas, o mesmo responsável pelo sucesso ‘Bossa na Oca’, no Parque Ibirapuera, que contou a história da Bossa Nova.
Na exposição, além inúmeros objetos que representam o cantor, recebe destaque o famoso calhambeque que originou a canção homônima e foi recentemente restaurado pelo amigo Emerson Fitipaldi. Serão imagens e sons trazendo interatividade para aqueles que visitarem o lugar.
O sucesso do maior ícone da Jovem Guarda tem proporções mundiais. Não há artista nacional que tenha vendido mais álbuns do que ele, chegando a casa das 100 milhões de cópias. “Não sei explicar o meu sucesso. Só sei que trabalho muito”, explica o cantor.
Veja as datas confirmadas da turnê Roberto Carlos - 50 Anos de Música:
Cachoeiro do Itapemirim - 19 de abril
Caruaru - 7 de maio
Recife - 8 e 9 de maio
Aracaju - 21 de maio
Salvador - 23 de maio
João Pessoa - 3 de junho
Natal - 4 de junho
Fortaleza - 6 de junho
Teresina - 9 de junho
Belém - 11 de junho
Manaus - 13 de junho
Rio de Janeiro - 11 de julho
Porto Alegre - 8 ou 15 de agosto
Vila Velha - 16 de agosto
São Paulo - 21, 22, 28 e 29 de agosto
Curitiba - 18 e 19 de setembro
Brasília - 17 de outubro
Belo Horizonte - 14 de novembro
Comentários