CULTURA
Rock Brasília é o novo documentário de Vladimir Carvalho
Material, rodado entre 1987 e 1988, ficou na UnB enquanto o cineasta deu início a fase final de um filme 'hibernado' há anos: Conterrâneos Velhos de Guerra.
Publicado em 20/09/2011 às 8:00
No começo dos anos 1980, em plena abertura política, roqueiros se reuniam na Colina, conjunto de prédios habitacionais na UnB, em Brasília. A 'Turma da Colina' era formada por músicos como Renato Russo.
A história daqueles jovens do Planalto Central, que tiveram seus obstáculos até ver a consagração da sua “arte bastarda”, estão presentes no novo documentário do paraibano Vladimir Carvalho: Rock Brasília - Era de Ouro, longa-metragem que abrirá a 44ª edição do Festival de Brasília, na próxima segunda-feira, 26.
“A ideia de fazer o Rock Brasília decorreu de uma atitude pedagógica que assumi quando ainda dava cursos na UnB”, relembra o documentarista ao JORNAL DA PARAÍBA. “Foi nesse processo que surgiram 'relatórios' muito interessantes sobre um fenômeno que não podia ser mais ignorado em Brasília: eram as bandas de rock que rugiam por quase toda a cidade, numa barulheira infernal.”
Segundo Vladimir, que voltou à Paraíba ontem para ser homenageado no Cineport, na época se falavam de 200 bandas. O material, rodado entre 1987 e 1988, ficou na UnB enquanto o cineasta deu início a fase final de um filme 'hibernado' há anos: Conterrâneos Velhos de Guerra.
No final de 2009, Vladimir lembrou e foi garimpar aquele arquivo. “Para minha surpresa estava intacto, não havia sido afetado pela passagem do tempo, embora gravado exclusivamente no formato Betacam.”
Com a consciência de haver um arquivo precioso, com cerca de oito horas, em mãos, o conterrâneo velho de guerra foi para mais uma batalha de conseguir recursos, além de pesquisar e ler sobre o assunto.
ODISSEIA DO ROCK
“Naturalmente voltei a procurar os mesmos protagonistas de antes para que dessem a sua versão da trajetória da chamada Turma da Colina.” Entre os personagens estão Dinho Ouro Preto, Philippe Seabra, Dado Villa-Lobos e Carminha Manfredini, mãe de Renato Russo.
“Se você examinar o filme verá que a sua narrativa é a de uma travessia, com as características clássicas desde o Homero em sua Odisseia”, analisa. “Lá você identificará os heróis, o arauto, o sábio conselheiro, os guardiões – pessoas que ajudaram na travessia e outras que dificultaram a 'viagem' da Turma. Até mesmo uma ressurreição encontrará no contexto.”
Comentários