icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

RPM faz show neste sábado na orla de João Pessoa

Paulo Ricardo conversa sobre o show que o RPM faz hoje, em João Pessoa, e fala sobre disco inédito produzido pelo cantor do Fresno.

Publicado em 24/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 27/02/2024 às 18:16

Com um disco de inéditas à vista e o clima de despedida da turnê Elektra, o RPM fará show gratuito neste sábado, dentro da programação do Extremo Cultural, no palco montado próximo ao Busto de Tamandaré, divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa. Às 20h, a abertura ficará por conta do rock de Val Donato & Os Cabeças.

“Não lembro realmente da última vez que a banda esteve na cidade, mas isso é sinal que demoramos demais pra voltar”, admite o vocalista e baixista Paulo Ricardo em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA. “Espero que o público esteja tão empolgado quanto nós por este show”.

Com a formação original dos anos 1980 – Luiz Schiavon (teclados), Fernando Deluqui (guitarra) e Paulo P.A. Pagni (bateria) –, o líder do RPM explica que estão finalizando a turnê do disco Elektra (2011), revisitando cidades por onde passaram e levando o show por lugares onde o público ainda não conferiu a apresentação.

“O show está super amarrado e reúne as músicas do disco, além dos clássicos da banda que sempre são pedidos e nunca deixamos de tocar. Temos o maior orgulho e prazer em cantar os antigos sucessos. Estamos super à vontade no palco”, conta.

Por isso, hits que marcaram a trajetória do grupo como ‘Olhar 43’, ‘A cruz e a espada’, ‘Alvorada voraz’, ‘Rádio pirata’, ‘Louras geladas’ e ‘Revoluções por minuto’ (cuja sigla batizou a banda) estão confirmados no repertório de hoje.

Na semana de estreia de uma nova edição do Big Brother Brasil na Rede Globo, também será executado ‘Vida real’, que é vinculado ao reality show desde sua primeira edição, em 2000. “Todos os anos procuramos criar um novo arranjo pra ela. O mais recente é bem diferente da versão rock original. Buscamos resgatar a emoção das pessoas que querem participar do programa. Pensamos sempre na dimensão que o BBB adquiriu nesses anos e como a música se tornou uma espécie de hino”.

Do CD Elektra, o destaque é ‘Primavera tropical’, composta por Paulo Ricardo na época das manifestações há quase dois anos. “As pessoas sempre nos cobram mais canções engajadas, no estilo ‘Alvorada voraz’. Nossa matéria-prima é sempre o tempo em que vivemos. Durante as manifestações, em junho de 2013, fiz esse rock quase de forma jornalística. O tema é tão debatido e necessário hoje quanto antigamente e o RPM sempre vai participar de tudo o que for melhor para o país. A revolução continua!”.

‘POR TODA A MINHA VIDA’
Depois de trabalhos solos, o RPM esboçou uma volta entre 2002 e 2008 (ano em que lançaram o box Revolução! RPM 25 anos) até regressarem definitivamente em 2011.

“O start para nos reunirmos de novo foi o programa (da Rede Globo) Por Toda a Minha Vida. Depois da exibição, percebemos que o RPM ainda tinha muita história pra contar”, relembra Paulo Ricardo. “Quando o programa foi ao ar, ficamos muito emocionados com a homenagem e vimos o carinho que as pessoas tinham – e têm – pela banda. Então falamos sobre uma volta definitiva. Já em novembro de 2010 começamos a compor novas músicas e hoje temos a certeza que foi a decisão certa”.

Depois de lançar o DVD Elektra ao Vivo no ano passado, Paulo Ricardo revela que o RPM está preparando um disco de inéditas ainda sem título, que já está em processo de gravação e finalização. “A produção será do cantor Lucas Silveira, da banda Fresno, e temos nos divertido muito nas gravações. A previsão de lançamento é para o primeiro semestre deste ano”, informa o músico carioca.

Antes, o grupo já está pensando no videoclipe do primeiro single do novo álbum. “Quero que o fotógrafo da banda, Angelo Pastorelo, o produza”, revela o líder do RPM. “A ideia é que ele transfira o olhar e a identidade visual da banda para o vídeo”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp