CULTURA
Sabadinho poético
Homenageando a escritora Irene Dias Cavalcanti, Livraria do Luiz organiza 1ª edição do Encontro Literário de Autoras Paraibanas.
Publicado em 08/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 12/07/2023 às 12:17
No Dia Internacional da Mulher, a Livraria do Luiz organiza em João Pessoa a 1ª edição do Encontro Literário de Autoras Paraibanas e homenageia uma das precursoras da literatura erótica na Paraíba: a poetisa, romancista e jornalista Irene Dias Cavalcanti. O evento será hoje, a partir das 9h, na Livraria Augusto dos Anjos. Participam do encontro escritoras como Marinalva Freire e Cyelle Carmen, que lançam seus livros durante a homenagem. Haverá um recital e apresentação do saxofonista Lenilson Santos.
Segundo Ricardo Pinheiro, um dos organizadores da manhã poética, realizada em parceria com o grupo Sol das Letras, o objetivo é aproveitar a data para fazer um encontro semelhante ao que ocorreu em dezembro, voltado para autores paraibanos: "O evento foi bem prestigiado e descontraído, então resolvemos aproveitar a dinâmica para homenagear as mulheres que escrevem na Paraíba, sobretudo Irene Dias, pelo conjunto da sua obra."
Por razões de saúde, Irene ainda não confirmou a sua presença na celebração da sua obra, que ganhou novas facetas há dois anos, quando ela lançou o seu segundo romance: O Médico e a Noviça (2012). Na década de 1970, ela causou rebuliço na sociedade machista e conservadora da Paraíba ao publicar os volumes de poemas Eu, Mulher, Mulher (1971) e Lirerótica (1974). É dela também O Amor do Reverendo (2010). Nascida no Rio Grande do Norte, Irene passou a infância em Campina Grande e atualmente mora em João Pessoa, no bairro do Cabo Branco.
AUTÓGRAFO DUPLO
As participantes Marinalva Freire e Cyelle Carmen assinam, respectivamente, os livros Amelinha Theorga Ayres: A Paisagista do Mar (Ideia, 150 páginas, R$ 25,00) e (Uni)Verso (Ideia, 70 páginas, R$ 20,00). Além das duas, participam do encontro escritoras como Marília Arnaud, Maria Valéria Rezende e Vitória Lima. O saxofonista Lenilson Santos apresenta um repertório de canções nacionais. De acordo com Ricardo Pinheiro, a previsão é que os encontros na Livraria do Luiz passem a ser quinzenais.
Comentários