icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Sabatella e Guel Arraes lançam "Romance"; confira os bastidores

Sessão especial para convidados apresentou o filme na Paraíba em primeira mão antes de sua estréia nacional que acontece na sexta-feira (14).

Publicado em 12/11/2008 às 8:13

Karoline Zilah

As duas maiores salas do multiplex Box Cinemas, no Manaíra Shopping, em João Pessoa, estiveram lotadas na noite da terça-feira (11) na sessão exclusiva para convidados e jornalistas de pré-estréia do filme “Romance”, nova produção nacional dirigida por Guel Arraes e estrelada por Letícia Sabatella, Wagner Moura, Andréa Beltrão, Vladimir Brichta, Marco Nanini e José Wilker.

Parte da constelação do longa-metragem veio especialmente à Paraíba para apresentar o filme em primeira mão antes de sua estréia nacional, que acontece na sexta-feira (14). "Estamos devolvendo a Paraíba as imagens que pegamos emprestadas", disse o diretor pernambucano, que chegou acompanhado da protagonista Letícia Sabatella e da produtora do filme, Paula Lavigne.

Quem estava ansioso para conferir as cenas do filme era o governador do Estado, Cássio Cunha Lima, que minutos antes de entrar na sala de cinema cobrou do diretor: “Quero ver se ele Guel cumpriu com a promessa que me fez de colocar a bandeira da Paraíba no filme, do mesmo jeito que ele fez com Pernambuco em ‘Lisbela e o Prisioneiro’”, falou o chefe do Executivo em tom de descontração e bom-humor.

E parece que palavra dada vale o mesmo que contrato assinado para Arraes, porque ele realizou o compromisso. Mas a brincadeira de Cunha Lima teve um fundo de cobrança. É que o Governo do Estado é um dos patrocinadores do filme e com essa parceria conseguiu trazer as locações de “Romance” para o Cariri, mais precisamente para a cinematográfica cidade de Cabaceiras, já conhecida como “Roliúde Nordestina”.

Em suas entrevistas, o governador destacou essa relação do Estado com o apoio a iniciativas culturais. "Do ponto de vista turístico, a repercussão da Paraíba em um filme que está sendo exibido em todo o Brasil e em festivais internacionais é importante para divulgar nossas belezas", enfatizou.

Belos takes do enredo foram registrados no Lajedo de Pai Mateus, formação rochosa que foi a mais bem votada entre as 7 Maravilhas da Paraíba em concurso realizado pela Assembléia Legislativa. Perguntada pela reportagem do Paraíba 1 sobre a experiência de trabalhar em um local tão exótico e quente, Letícia Sabatella confessou que se surpreendeu com a brisa fresca da região. “É um lugar que transmite uma paz enorme e uma espiritualidade incrível. Lá eu pude me concentrar e meditar bastante”, comentou a atriz. Já a sua personagem, Ana, diz ao pisar no Cariri: “acho que vou ter que passar protetor solar até nas veias!”.

Para Guel Arraes, não foi difícil abrir as malas pela segunda vez em Cabaceiras e dar seqüência às filmagens de Romance. “Vou cobrar do governador um título de cidadão paraibano, desde que eu não perca a minha naturalidade pernambucana”, brincou. O diretor já esteve aqui durante a produção da minissérie “O Auto da Compadecida” para a Rede Globo. Desta vez, a estadia durou menos tempo, cerca de duas semanas, mas o suficiente para lhe dar a oportunidade de entrar em contato com as suas raízes.

“‘Romance’ não tem nada a ver com o ‘O Auto da Compadecida’, a não ser pelo fato de que se passam no interior da Paraíba. Mas o importante nas duas obras é que elas buscam um contato verdadeiro e uma maior proximidade com a regionalidade. Desta forma eu me sinto até mais próximo das minhas raízes. Estar aqui me lembra a minha família do Ceará”, explicou Guel ao apresentar o filme para o público nas duas salas de cinema.

Responsável pela Natasha Filmes, co-produtora da obra ao lado da Globo Filmes, Paula Lavigne não deixou de lado as manias de produtora nem na hora em que era convidada e controlou boa parte das ações da pré-estréia, dando as coordenadas para as entrevistas e fazendo as honras da casa antes da exibição, agradecendo a hospitalidade do povo paraibano e ao apoio dado pelo Estado.

Aplaudido de pé

Daí em diante, foram cerca de duas horas de emoções. O público conferiu um filme cativante, que aborda as loucuras das paixões e a transição para o amor. Carregado com mais drama e seriedade, o enredo resgata a história épica de Tristão e Isolda, bem como clássicos do teatro e da literatura, com falas adaptadas de Cyrano de Bergerac e Shakespeare. Das obras européias para o Nordeste foi um pulo. Bastou adaptar os reinados para as terras de coronéis e inserir referências à literatura de cordel que tudo se encaixou, resultando em um filme surpreendente.

E como tem Guel Arraes no meio, não poderia faltar um toque de humor, que ficou a cargo dos personagens de Andréa Beltrão e Marco Nanini, conferindo leveza às angústias de amor dos protagonistas. Agora é esperar para matar a curiosidade em uma das sessões que estréiam na próxima sexta-feira (14) em João Pessoa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp