icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Sales Gaudêncio toma posse na Associação Paraibana de Letras

Sales Gaudêncio toma posse como novo “imortal” da APL nesta sexta-feira no Cine Bangüê do Espaço Cultural

Publicado em 18/08/2010 às 12:53

Da redação

Cerimônia de abertura está prevista para essa sexta-feira (20), no Cine Banguê do Espaço Cultural. O professor Sales Gaudêncio se tornará mais um “imortal” da APL e ocupará a Cadeira n°11, cujo patrono é Irineu Joffily.

O professor Francisco de Sales Gaudêncio será oficializado como novo “imortal” da Academia Paraibana de Letras (APL), nesta sexta-feira, (20). Natural de São João do Rio do Peixe. Sales Gaudêncio foi eleito em março deste ano para ocupar a Cadeira n° 18, cujo patrono é Irineu Joffily, vaga foi devido ao falecimento de Luiz Hugo Guimarães. A posse está prevista para acontecer às 18h no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O novo “imortal” será saudado pelo Acadêmico Hildeberto Barbosa Filho.

Sales Gaudêncio é professor do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, ocupa pela segunda vez o cargo de Secretário de Estado da Educação e Cultura da Paraíba, onde vem desenvolvendo um notório e exaustivo trabalho pela recuperação e melhoria dos índices de desenvolvimento da educação no Estado.

Empresta seu talento e sua dedicação também a outros órgãos ligados à cultura paraibana, como é o caso da Fundação Espaço Cultural, onde já foi presidente. Ao longo de vários anos dedicados à educação e às artes, Sales Gaudêncio coroa sua trajetória e sua contribuição intelectual ao Estado com a posse na Academia Paraibana de Letras.

A Associação Paraibana de Letras ( APL), é filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil, e reconhecida de utilidade pública, entidade de direito privado, sem fins lucrativos. E atualmente é presidida por Antônio Juarez Farias.
A APL conta oficialmente hoje com 40 cadeiras. Todos com patronos, escolhidos, entre os nomes mais representativos das nossa intelectualidade. Alguns deles são: Augusto dos Anjos, Arruda Câmara, Albino Meira, Adolpho Cirne, Alcides Bezerra, Aristides Lobo, Aristides Lobo, Américo Falcão, José Lins do Rego, Mello Leitão e alguns outros paraibanos de renome nacional.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp