CULTURA
Sales Gaudêncio toma posse na Associação Paraibana de Letras
Sales Gaudêncio toma posse como novo “imortal” da APL nesta sexta-feira no Cine Bangüê do Espaço Cultural
Publicado em 18/08/2010 às 12:53
Da redação
Cerimônia de abertura está prevista para essa sexta-feira (20), no Cine Banguê do Espaço Cultural. O professor Sales Gaudêncio se tornará mais um “imortal” da APL e ocupará a Cadeira n°11, cujo patrono é Irineu Joffily.
O professor Francisco de Sales Gaudêncio será oficializado como novo “imortal” da Academia Paraibana de Letras (APL), nesta sexta-feira, (20). Natural de São João do Rio do Peixe. Sales Gaudêncio foi eleito em março deste ano para ocupar a Cadeira n° 18, cujo patrono é Irineu Joffily, vaga foi devido ao falecimento de Luiz Hugo Guimarães. A posse está prevista para acontecer às 18h no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O novo “imortal” será saudado pelo Acadêmico Hildeberto Barbosa Filho.
Sales Gaudêncio é professor do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, ocupa pela segunda vez o cargo de Secretário de Estado da Educação e Cultura da Paraíba, onde vem desenvolvendo um notório e exaustivo trabalho pela recuperação e melhoria dos índices de desenvolvimento da educação no Estado.
Empresta seu talento e sua dedicação também a outros órgãos ligados à cultura paraibana, como é o caso da Fundação Espaço Cultural, onde já foi presidente. Ao longo de vários anos dedicados à educação e às artes, Sales Gaudêncio coroa sua trajetória e sua contribuição intelectual ao Estado com a posse na Academia Paraibana de Letras.
A Associação Paraibana de Letras ( APL), é filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil, e reconhecida de utilidade pública, entidade de direito privado, sem fins lucrativos. E atualmente é presidida por Antônio Juarez Farias.
A APL conta oficialmente hoje com 40 cadeiras. Todos com patronos, escolhidos, entre os nomes mais representativos das nossa intelectualidade. Alguns deles são: Augusto dos Anjos, Arruda Câmara, Albino Meira, Adolpho Cirne, Alcides Bezerra, Aristides Lobo, Aristides Lobo, Américo Falcão, José Lins do Rego, Mello Leitão e alguns outros paraibanos de renome nacional.
Comentários