icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Sanfona in concert

30º Semana Cultural José Lins do Rego, será encerrada nesta quarta-feira (6) com show de Dominguinhos e Orquestra Sinfônica Jovem.

Publicado em 06/06/2012 às 6:00


Nesta quarta-feira, às 20h30, a Praça do Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa, recebe o sanfoneiro Dominguinhos junto com a Orquestra Sinfônica Jovem (OSJPB) para o encerramento da 30ª Semana Cultural José Lins do Rego. A entrada é um quilo de alimento não perecível, destinado às vítimas da seca no Estado.

Não é de hoje que o pernambucano 'puxa o fole' com uma orquestra. A própria Sinfônica Jovem paraibana acompanhou o músico no mesmo local, há dois anos, durante a 13ª edição do adormecido Festival Nacional de Artes (Fenart) para homenagear o mestre Sivuca (1930-1996). “Já fiz também concertos no Rio, São Paulo e Salvador”, lembra Dominguinhos. “É outra conversa, com muito volume de som, além de estar nas mãos do maestro (no caso de hoje à noite, a regência é de Luiz Carlos Durier)”.

A apresentação terá abertura da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e será dividida em quatro partes: na primeira, serão três músicas representativas e alegres para animar o público. A segunda será uma homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga (1912-1989), com clássicos do 'Rei do Baião' e participações dos cantores paraibanos Sandra Belê e Alan Silva.

A sanfona de Dominguinhos entra na terceira parte para tocar e cantar composições como o frevo “11 de abril”. Na derradeira parte da apresentação, a OSJPB, o sanfoneiro pernambucano e os cantores paraibanos cantam o 'hino' do Nordeste, feita por Gonzagão e Humberto Teixeira, “Asa branca”.

MESTRE
“Estou muito feliz por Gonzaga não ser esquecido de um modo geral”, afirma Dominguinhos sobre a repercussão de homenagens pelo Brasil, como na recente 24ª edição do Forró Fest. “Temos que reverenciar sempre o maior mestre da música nordestina.”

O sanfoneiro lembra que este ano participou de discos que homenageiam o 'Velho Lua' como do paraibano Genival Lacerda, do cearense Santana e do grupo paulista Falamansa.

O mais recente trabalho de Dominguinhos é Iluminado, lançado em 2010, com participações especiais de nomes como a paraibana Elba Ramalho, o baiano Gilberto Gil, o gaúcho Yamandú Costa e o cearense Waldonys, afilhado musical do sanfoneiro e contemplado com o troféu Asa Branca no Forró Fest.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp