CULTURA
Sanfona in concert
30º Semana Cultural José Lins do Rego, será encerrada nesta quarta-feira (6) com show de Dominguinhos e Orquestra Sinfônica Jovem.
Publicado em 06/06/2012 às 6:00
Nesta quarta-feira, às 20h30, a Praça do Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa, recebe o sanfoneiro Dominguinhos junto com a Orquestra Sinfônica Jovem (OSJPB) para o encerramento da 30ª Semana Cultural José Lins do Rego. A entrada é um quilo de alimento não perecível, destinado às vítimas da seca no Estado.
Não é de hoje que o pernambucano 'puxa o fole' com uma orquestra. A própria Sinfônica Jovem paraibana acompanhou o músico no mesmo local, há dois anos, durante a 13ª edição do adormecido Festival Nacional de Artes (Fenart) para homenagear o mestre Sivuca (1930-1996). “Já fiz também concertos no Rio, São Paulo e Salvador”, lembra Dominguinhos. “É outra conversa, com muito volume de som, além de estar nas mãos do maestro (no caso de hoje à noite, a regência é de Luiz Carlos Durier)”.
A apresentação terá abertura da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e será dividida em quatro partes: na primeira, serão três músicas representativas e alegres para animar o público. A segunda será uma homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga (1912-1989), com clássicos do 'Rei do Baião' e participações dos cantores paraibanos Sandra Belê e Alan Silva.
A sanfona de Dominguinhos entra na terceira parte para tocar e cantar composições como o frevo “11 de abril”. Na derradeira parte da apresentação, a OSJPB, o sanfoneiro pernambucano e os cantores paraibanos cantam o 'hino' do Nordeste, feita por Gonzagão e Humberto Teixeira, “Asa branca”.
MESTRE
“Estou muito feliz por Gonzaga não ser esquecido de um modo geral”, afirma Dominguinhos sobre a repercussão de homenagens pelo Brasil, como na recente 24ª edição do Forró Fest. “Temos que reverenciar sempre o maior mestre da música nordestina.”
O sanfoneiro lembra que este ano participou de discos que homenageiam o 'Velho Lua' como do paraibano Genival Lacerda, do cearense Santana e do grupo paulista Falamansa.
O mais recente trabalho de Dominguinhos é Iluminado, lançado em 2010, com participações especiais de nomes como a paraibana Elba Ramalho, o baiano Gilberto Gil, o gaúcho Yamandú Costa e o cearense Waldonys, afilhado musical do sanfoneiro e contemplado com o troféu Asa Branca no Forró Fest.
Comentários