CULTURA
Sanfona, zabumba e triângulo no interior
Principais destinos juninos, na Paraíba, esperam receber 200 mil turistas para dançar forró até o raiar do dia.
Publicado em 24/06/2012 às 17:00
As principais cidades que realizam festas juninas no interior do Estado devem receber mais de 200 mil turistas, apenas no dia de hoje. Do Agreste ao Sertão paraibano, 19 atrações se apresentam nos palcos de Campina Grande, Matinhas, Esperança, Solânea, Santa Luzia e Patos. No Maior São João do Mundo, cerca de 100 mil forrozeiros são aguardados e a festa só termina às 3h de segunda-feira, no Parque do Povo.
O secretário de Desenvolvimento, Gilson Lira, explica que este é o fim de semana onde há maior número de turistas em Campina Grande. “A expectativa é grande, a procura pelo Maior São João do Mundo vem sendo ainda maior que a do ano passado e esta é sempre a principal semana do evento”, disse.
No Arraial Hilton Motta, quatro atrações animam a noite de hoje no Parque do Povo. A principal apresentação para este domingo é o cantor romântico Léo Magalhães. O xaxado será demonstrado pelo grupo de dança Caetés. O forró pé de serra tem sua representação nas vozes dos sanfoneiros Adriano José e Oswaldinho do Acordeon.
O mineiro Léo Magalhães, que tem sete CDs e três DVDs gravados, se apresenta mais uma vez em Campina Grande, com um repertório que une romantismo e sertanejo. Ele traz ao palco principal do Maior São João do Mundo seus grandes sucessos, como '1° de abril', 'O fora' e 'O cara errado', 'Rafaela', 'Locutor' e 'Só dá Ela no Meu Coração'. O artista já se apresentou no mesmo palco, no ano passado, atraindo um público de mais de 80 mil pessoas.
Já a tradição cultural da música de raiz será apresentada no belo espetáculo promovido, mais uma vez, pelo Grupo de Dança Caetés. Com mais de 21 anos de existência, o grupo irá dançar o xaxado no arraial Hilton Motta. “São 22 integrantes, com uma coreografia desenvolvida por mim e Rosilene Gorgônio, numa demonstração de xaxado. Já fizemos mais de 50 apresentações no São João de Campina Grande e é nossa segunda vez no palco principal”, afirmou o diretor e fundador do grupo, Flauber Gorgônio.
O fluminense Oswaldo de Almeida e Silva, conhecido no meio artístico como Oswaldinho do Acordeon, vem a Campina Grande com um repertório popular e instrumental, homenageando grandes nomes do forró. O sanfoneiro iniciou sua carreira acompanhando o pernambucano Alceu Valença e chegou a tocar com nomes como Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Elba Ramalho, Renato Teixeira, Paul Simon, Freddy Mercury e Al Jarreaux. Ele ainda gravou um álbum em homenagem ao Rei do Baião, em um grande encontro ao lado de Sivuca e Dominguinhos. O forró segue com o sanfoneiro paraibano Adriano José. Compositor, o artista é natural de Caiçara, no Brejo do Estado. Começou a tocar sanfona aos 19 anos e já acompanhou Antônio Barros & Cecéu, Os Três do Nordeste e Pinto do Acordeon. Atualmente, tem três CDs e um DVD gravados, trazendo ao Maior São João do Mundo músicas com inspirações em Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José e outros.
Comentários