CULTURA
São João de CG terá palco duplo; veja mapa do Parque do Povo
Paraíba1 traz com exclusividade um mapa do arraial para que a população e os turistas visualizem a estrutura que vão encontrar na festa.
Publicado em 01/06/2011 às 11:20
Karoline Zilah
Com Codecom-PMCG
Os forrozeiros estão em contagem regressiva para a estreia do São João em Campina Grande. O evento começa na próxima sexta-feira (3) e se concentra no Parque do Povo, no Centro, já batizado de 'Quartel General do Forró'. O Paraíba1 traz com exclusividade um mapa do arraial para que a população e os turistas visualizem a estrutura que vão encontrar na festa.
Consulte a agenda de shows dos 30 dias de festa
Clique na figura abaixo e veja detalhes do Parque do Povo:
Este ano, a estrutura do evento tem algumas novidades, entre elas a instalação de dois palcos no Arraial Hilton Motta. O objetivo, segundo o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, é dar mais dinamismo às apresentações artísticas. Artistas locais, regionais e nacionais se alternarão nos palcos. Também ganharão espaço os grupos folclóricos e as quadrilhas juninas.
Além da tradicional pirâmide enfeitada com bandeirolas, o público vai encontrar o Recanto da Poesia em homenagem ao poeta cordelista Manoel Monteiro, ilhas para dançar forró, cidade cenográfica, além do setor gastronômico com restaurantes e bares e uma série de quiosques instalados na rua Sebastião Donato.
De acordo com o prefeito, a estrutura foi planejada de forma a oferecer mais espaço para que os frequentadores possam circular e dançar. “Além do novo piso industrial, outras obras foram executadas, como a reforma dos banheiros, o sistema de drenagem e a recuperação das ruas para dotar a cidade de melhores condições de trafegabilidade”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Gilson Lira.
Para receber os turistas e facilitar o trânsito da população, as ruas no entorno do Parque do Povo foram recuperaas. Além da rua Pedro I, foram asfaltadas a João Moura, a Sebastião Donato, a Treze de Maio e a Frei Caneca.
Confira abaixo os detalhes da festa:
Nos seu 42,5 mil metros quadrados de área, a estrutura do Parque do Povo é composta por 150 barracas, 98 quiosques, 80 camarotes, banheiros, palco duplo e cerca de 50 câmeras de monitoramento eletrônico.
Descentralização: os festejos juninos de Campina Grande também estendem-se para os distritos de Galante e São José da Mata, para a Vila do Artesão e para a Feira da Prata.
Tecnologia: quem estiver no Parque do Povo poderá acessar gratuitamente a internet sem fio (WI-FI).
Cenografia: réplicas que retratam a história de Campina Grande são montadas no Parque do Povo, com uma fogueira gigante de 18 metros de altura, a réplica da Catedral Nossa Senhora da Conceição e o vilarejo que leva o nome originário da cidade, a Vila Nova da Rainha. Nesta Vila, são comercializados produtos artesanais.
Quadrilhas juninas: a Pirâmide Jackson do Pandeiro será palco para as quadrilhas juninas apresentarem, todas as noites, seus shows de beleza, cultura e animação. Um concurso premiará a quadrilha que melhor apresentar a dança mais tradicional do São João.
Show pirotécnico: toneladas de fogos de artifício são estouradas nos principais dias da festa (na abertura com 15 minutos de duração, na noite do dia 23 de junho, véspera de São João, e no encerramento do evento).
Recanto da Poesia – Espaço Manoel Monteiro: destinado para apresentações culturais, com destaque para o projeto ‘Cantoria de Viola no São João’ e a exposição dos cordéis de Manoel Monteiro.
Recanto dos Santos Juninos: lugar no Parque do Povo onde a Diocese de Campina Grande expõe a história dos santos que são celebrados no mês de junho - São João, São Pedro e Santo Antônio.
Comentários