CULTURA
Secult de Campina também adota a descentralização
Em Campina Grande a proposta de descentralização deu novo ânimo às ações culturais pela cidade.
Publicado em 31/12/2011 às 6:30
Logo após ser estabelecida em agosto, a Secretaria de Cultura de Campina Grande, uma das mais novas pastas da prefeitura municipal, promoveu o colóquio 'Cultura Agora', contando com a participação de artistas, historiadores, escritores, pesquisadores, ativistas culturais locais, onde uma das principais reivindicações foi a criação de um plano urgente para ativar e descentralizar a cultura campinense.
Em outubro, a secretaria comandada por Eneida Maracajá lançou a 'Ciranda da Cultura', projeto que levou cultura a restaurantes populares, distritos, feiras de rua e a comunidades.
Foram realizadas oficinas de artes para crianças, jovens e adolescentes, além de um caminhão-palco rodando pelas ruas da cidade e levando apresentações de música, dança e teatro.
A 'Ciranda' também levou às comunidades de Jeremias e Catolé de Zé Ferreira apresentações natalinas como o espetáculo Baile do Menino Deus.
Entre outros projetos criados este ano, o programa quinzenal Poética em Sol Maior e a inauguração da sala Vicentina Figueiredo Vital do Rêgo, um espaço para apresentação de monólogos, recitais e trabalhos poéticos.
Comentários