CULTURA
Segundo concerto da OSPB é regido por convidado
Maestro sueco Carlos Sipierer, é o convidado da noite desta quinta-feira (22) na apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica.
Publicado em 22/03/2012 às 6:30
Na segunda apresentação da temporada 2012, a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) começa a implantar sua nova configuração no programa anual de concertos, com a participação de maestros e músicos de carreira internacional.
O primeiro convidado a comandar a batuta da orquestra é o maestro sueco Carlos Sipierer, que se apresentará com a OSPB nesta quinta-feira, às 20h, no Cine-Teatro Bangüê do Espaço Cultural, em João Pessoa.
O maestro Alex Klein, regente titular da OSPB, diz que o objetivo é fazer com que os músicos sejam treinados por renomados profissionais, e, consequentemente, tenham contato com as modernas e as variadas técnicas de ensaio.
A abertura da ópera “As bodas de Fígaro”, peça clássica de Wolfgang Amadeus Mozart, será a primeira obra executada no concerto gratuito. “A abertura dessa ópera sempre emociona, pela virtuosidade e o sentimento de expectativa que traz aos ouvintes”, disse Klein.
O repertório segue com “Saudades do Brasil”, uma homenagem ao país pelo francês Darius Milhaud. Através da partitura, o compositor traz as lembranças de lugares por onde passou, como Sorocaba, Botafogo, Leme, Copacabana, Ipanema, Gávea, Corcovado, Tijuca, Sumaré, Paineiras, Laranjeiras e Paysandú.
Encerrando a noite de concerto, a orquestra executa a suíte do balé “Chapéu de três pontas”, escrita pelo espanhol Manuel De Falla.
REGENTE CONVIDADO
Nascido em Estocolmo, na Suécia, em 1963, Carlos Sipierer foi criado em Berlim, na Alemanha.
Na Universidade de Houston, estudou violino com Fredell Lack, e regência com Klauspeter Seibel, no Conservatório Musical de Hamburgo, entre os anos de 1984 e 1990.
Participou de diversas 'master classes', incluindo o Schleswig-Holstein Music Festival, com Leonard Bernstein, quando foi primeiro colocado no campeonato de regência no ano de 1987.
Serviços
• OSPB. No Cine-Teatro Bangüê do Espaço Cultural (R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa), nesta quinta-feira, às 20h. Gratuito.
Comentários