CULTURA
Série Tesouros do Cariri divulga talentos do interior
Poeta e escritor Marco di Aurélio produz série de vídeos documentais para divulgar valores e talentos do Cariri paraibano.
Publicado em 07/01/2012 às 6:30
Nos últimos meses, o escritor, poeta e cordelista paraibano Marco di Aurélio vem produzindo uma série de "registros culturais" – como ele próprio define – em DVDs de talentos "conhecidos da região, mas não da Paraíba."
Segundo Di Aurélio, há mais de uma década ele visita o interior paraibano, percebendo a necessidade de documentar e divulgar as manifestações culturais que 'garimpa' em Tesouros do Cariri.
Foram quatro volumes da série lançados no ano passado: Osmando Silva (Monteiro), Baixinho dos 8 Baixos, Estelita Antonino e Roberto Araújo, esses três artistas pertencentes à Serra Branca.
Mas nem todos são músicos. Estelita Antonino é uma escritora e professora que "ensinou a cidade toda, inclusive reitores de universidades", segundo o autor do projeto.
No mês de janeiro, Marco di Aurélio está lançando o quinto volume da coleção. "Será Júnior Cordeiro, de São João do Cariri, uma espécie de 'Alceu Valença moderno'", define o poeta e escritor. Expoente, o forró do músico abrirá a apresentação do pernambucano Lenine, que acontece no próximo sábado, na programação do projeto Estação do Som, em João Pessoa.
Sem nenhum financiamento, o trabalho é feito de forma independente. Tão independente que o próprio Di Aurélio, assina a fotografia, edição, produção e direção dos registros culturais. Ele conta apenas com o dinheiro do próprio bolso e com a assistência de amigos e da esposa Roseli Ferreira durante as produções.
Fazendo jus ao nome, para adquirir Tesouros do Cariri o serviço é de garimpeiro: Marco di Aurélio lamenta não ter um eficiente sistema de distribuição para os autores paraibanos. A solução que encontrou é disponibilizar os vídeos na internet, através do YouTube. "Não há incentivo cultural para o povo de dentro", conclui o cordelista.
Comentários