CULTURA
Sesc de Letras começa hoje em João Pessoa
Roda de conversas e série de oficinas temáticas abrem nesta terça-feira (30) a primeira etapa do Sesc Letras, que segue até a próxima semana.
Publicado em 30/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:40
A primeira etapa do Sesc de Letras tem início nesta terça-feira, em João Pessoa, com uma roda de conversas e uma série de oficinas temáticas que ocorrem na sala de ensaios e no auditório do Sesc Centro, ao longo da semana.
O evento, que se encerra na capital na próxima semana, reúne escritores, ilustradores, educadores, atores e cineastas em um diálogo aberto sobre a literatura e as suas relações com outras artes e novas mídias.
A programação será aberta às 9h, com a oficina de ilustração 'Essa outra autoria', que será ministrada pelo cartunista Izaac Brito. A oficina terá duração de dois dias e é a mais curta do evento, que tem ainda outras três atividades do gênero previstas.
De hoje a sexta-feira, das 15h às 17h, o diretor de cinema Carlos Dowling, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenará uma oficina sobre vídeo literário, categoria que teve repercussão recentemente na Paraíba com o lançamento do 'Concurso de Vídeo Poema Augusto dos Anjos', da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Segundo Dowling, a ideia da oficina é tratar das variações estéticas entre a literatura e o cinema: "As duas artes se acompanham desde os primórdios do cinema e, cada vez mais, se retroalimentam", afirma o cineasta, diretor do curta-metragem A Sintomática Narrativa de Constantino (2000), que atualmente está finalizando o longa Bestiário.
As outras duas oficinas programadas pelo Sesc Letras são: 'Animação literária para educadores', ministrada pela educadora Elba Goes, também de hoje a sexta-feira, das 15h às 17h, na sala de ensaios do Sesc Centro; e 'Contos literários', ministrada pelo escritor Archidy Picado Filho de hoje a sexta-feira, das 17h às 19h, no auditório da instituição.
O poeta Lau Siqueira encontra-se com o público em geral e das oficinas em um bate-papo gratuito que será realizado no auditório logo após o término das atividades, às 19h30.
Lau falará sobre editoração digital e a passagem do cânone da literatura pelas redes sociais e outros instrumentos da web utilizados pelo autor gaúcho.
Comentários